Conteúdo da Notícia

Coordenação dos Juizados Especiais discute estratégias para aumento da produtividade

Coordenação dos Juizados Especiais discute estratégias para aumento da produtividade

Ouvir: Coordenação dos Juizados Especiais discute estratégias para aumento da produtividade

Os magistrados integrantes da Coordenação do Sistema dos Juizados Especiais do Estado estiveram reunidos, nesta sexta-feira (22/02), no Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira, localizado na avenida Santos Dumont, na Capital. O objetivo foi iniciar a elaboração de propostas para o aumento da produtividade. Foi o primeiro encontro do grupo após o início da atual Gestão do Poder Judiciário para o biênio 2019/2021.
A reunião foi conduzida pelo desembargador Gladyson Pontes, coordenador do sistema. O magistrado explicou que o “momento é de colher os dados, para depois elaborar um plano de ação para melhorar a produtividade dos juizados. Este é o foco da atual Gestão do desembargador Washington Araújo, e os juizados proporcionam um ambiente muito adequado para que se mostre produtividade”, disse.
Durante a reunião foram discutidos temas relacionados às Turmas Recursais e aos Juizados Especiais no Estado. Entre os assuntos estiveram o aprimoramento em ferramentas de informática e a utilização de juízes leigos e estagiários para o incremento da produtividade.
No último dia 2 de fevereiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou a remuneração pelo exercício da função de juiz leigo. A medida prevê a retribuição, mediante o pagamento de bolsa, por ato homologado, isto é, projeto de sentença ou acordo celebrado entre as partes.
Também foi debatida a possibilidade da ampliar a instalação de Juizados Especiais nas instituições educacionais, e ainda propostas para a reestruturação dessas unidades no Ceará.
Após a reunião, a juíza Geritsa Sampaio Fernandes, diretora do Fórum das Turmas Recursais, disse ter ficado muito entusiasmada com o desembargador Gladyson à frente dos trabalhos, em virtude da experiência do magistrado em inovação e práticas de gestão. “Acreditamos que as mudanças serão implementadas em curto espaço de tempo para que possamos promover prestação jurisdicional mais rápida, atendendo de forma mais célere e efetiva os jurisdicionados”, destacou.