Conteúdo da Notícia

Contradições de uma cidade turística

Ouvir: Contradições de uma cidade turística

04.12.2010 opinião
Belas praias, sol o ano inteiro, muitas atrações turísticas, o Carnaval mais lembrado do Ceará, terra dos bons ventos, patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de personagens ilustres: poeta Paula Ney, do romancista Adolfo Caminha, do pianista Jacques Klein, do juiz Barão de Aracati (José Pereira da Graça), de Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar), Castro e Silva, Monsenhor Bruno entre outros.
Por outro lado, a mesma cidade padece de graves problemas sociais: a) sérios conflitos socioambientais, b) especulação imobiliária, ocupação irregular da zona costeira e do solo urbano, c) cadeia pública interditada, pois onde deveriam estar 30 presos estão mais de cem; d) deficiência generalizada na prestação dos serviços públicos municipais, principalmente de saúde e) criminalidade crescente e Poder Judiciário imobilizado pelas precárias condições de trabalho dos Juízes.
Uma situação para ilustrar a seriedade dos conflitos socioambientais em Aracati: a comunidade do Cumbe encontra dificuldades de acesso ao cemitério e à praia locais, pois um carcinicultor cercou a área e se diz dono, e a empresa eólica não permite a passagem de pessoas por entre seus aerogeradores.
É preciso que o poder público recupere sua capacidade de responder as demandas sociais, senão daqui alguns anos seremos um imenso Rio de Janeiro.
Por último, lembro que para entrar em Aracati você terá que pegar uma fila e esperar um bom tempo, pois a ponte Juscelino Kubitschek que deveria ser entregue agora em dezembro, também está interditada.
Alexandre de Oliveira Alcântara
alexandre-alcantara@uol.com.br – Promotor de Justiça em Aracati (CE)