Conteúdo da Notícia

Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri absolve acusada de matar marido

Ouvir: Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri absolve acusada de matar marido

Arlene Felipe Guimarães, acusada de assassinar o marido José Ricardo de Menezes, foi absolvida pelo Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A decisão foi proferida nessa terça-feira (04/05), em julgamento que teve início às 13h30 e término por volta das 19h30.
A ré foi julgada pelo crime de homicídio. O Ministério Público sustentou a acusação descrita na denúncia e pediu a condenação da acusada. Já o advogado de Arlene Felipe, Bergson de Souza Bonfim, defendeu a tese de legítima defesa, que foi aceita pela maioria dos jurados. Depois da sentença, o promotor de Justiça Francisco Marques Lima apelou da decisão.
O crime
Segundo a denúncia do Ministério Público, baseada em inquérito policial, Arlene e José Ricardo eram casados há oito anos. Consta nos autos que a acusada vinha demonstrando, há alguns meses, a intenção de abandonar seu companheiro, mas ele a ameaçava de morte.
No dia do crime, ela havia pedido ao namorado da filha que providenciasse um transporte para realizar sua mudança. Quando terminava de colocar seus objetos no carro, foi surpreendida pelo marido. Os dois iniciaram uma discussão, que evoluiu para luta corporal. Arlene Guimarães pegou uma faca de cozinha e atingiu o peito da vítima. José Ricardo ainda foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento.
Em depoimento, a acusada confessou o crime, mas alegou que era constantemente agredida por José Ricardo e que tinha agido em legítima defesa.
O julgamento foi presidido pela juíza titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, Danielle Pontes de Arruda Pinheiro.