Conteúdo da Notícia

Coluna Solange Palhano: Quem tem mais importância, um prisioneiro ou uma criança em um abrigo?

Ouvir: Coluna Solange Palhano: Quem tem mais importância, um prisioneiro ou uma criança em um abrigo?

30.07.2010
Nesta semana fui tocada sensivelmente pelas palavras do promotor de Justiça, Sávio Bittencourt, ao falar de seus livros ?A Revolução do Afeto? e ?A Nova Lei da Adoção?.
Primeiramente, apesar de falar muito, sou também observadora. Surpreendi-me, inicialmente, porque vi um homem afetuoso, carinhoso e atencioso com os filhos e sua esposa. Muitas vezes, nem sempre, a teoria de um livro tem haver com a prática na vida do autor.
O promotor, em sua apresentação, comparou o tratamento que é dado para prisioneiros no Brasil, em relação às crianças que estão nos abrigos. Elas ficam ?enjauladas? durante anos, muitas vezes sem nenhuma condição física, de higiene e com carência total de amor e atenção. Sem verbas para uma boa alimentação, sem assistência psicológica, sem médicos e educação. Um estuprador, um traficante, um assassino, custa alto para o Estado. Quanto se gasta para manter uma criança em um orfanato? Sempre vejo notícias nos meios de comunicações da atuação dos direitos humanos em presídios, mas nunca vi a visita em orfanatos. Na oportunidade, dr. Sávio sugeriu que juízes e promotores enviassem seus filhos por um dia para viver em um abrigo. Assim, poderia ser que a realidade da adoção mudasse em nosso País.
Inúmeros brasileiros estão na fila de espera para adotar uma criança e, enquanto isso, elas passam a infância e a adolescência em orfanatos. A culpa é da Justiça, é dos juízes, dos promotores, que, insensivelmente, insistem em manter o vínculo legal com os pais biológicos, proibindo assim, a adoção. Enviam crianças já tão traumatizadas pelas experiências vividas no âmbito familiar para mais uma tentativa de ser educadas por pais drogados, alcoólatras e pedófilos. Vi mais uma constatação disto nesta semana, a prisão de oito pessoas, em Fortaleza, que praticavam pedofilia com seus próprios familiares.
A nova Lei da Adoção está vigente, mas, na prática, nada mudou. Até quando seremos testemunha do descaso de nossas autoridades por seres tão inocentes que não possuem culpa de terem vindo ao mundo?
ELEIÇÃO VAGA DESEMBARGADOR
Começa hoje, a primeira eleição para escolha do candidato a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), destinada a Ordem dos Advogados do Brasil ? secção Ceará (OAB/CE), pelo critério do quinto constitucional.
Pela primeira vez, cada advogado vai poder votar em até três dos 18 candidatos que disputam a vaga, sendo escolhido os doze mais votados. A eleição acontece na Faculdade 7 de Setembro.