Conteúdo da Notícia

Cejai comemora Dia Nacional da Adoção com entrega de brinquedos

Cejai comemora Dia Nacional da Adoção com entrega de brinquedos

Ouvir: Cejai comemora Dia Nacional da Adoção com entrega de brinquedos

As crianças do Abrigo Tia Júlia, no bairro Parangaba, em Fortaleza, tiveram, nesta terça-feira (25/05), uma tarde festiva promovida pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai-CE). A ação fez parte das comemorações pelo Dia Nacional da Adoção.
Foram distribuídos jogos educativos, bonecas e bolas, além de bolos, doces e refrigerantes. A entrega foi feita pela assistente social da Cejai-CE, Raquelina Cordeiro Arruda.
Segundo a diretora do Abrigo Tia Júlia, Luiza Helena dos Santos Paiva, a instituição tem, atualmente, 81 crianças com idade entre zero a 7 anos. Além disso, assiste 20 crianças e adolescentes na faixa etária de 2 a 20 anos, que apresentam deficiência física, auditiva, paralisia cerebral e Síndrome de Down, entre outras.
Luiza Helena conta que as crianças chegam ao abrigo através de conselhos tutelares, Juizado da Infância e Juventude e das comarcas do Interior do Estado. “São crianças em situação de abandono, negligenciadas e em situação de extrema pobreza”, explica.
O Abrigo Tia Júlia, mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará, oferece médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Cerca de 30 crianças da instituição estudam em escolas particulares e as mensalidades são custeadas por parceiros e padrinhos.
A criança mais nova do Abrigo tem 18 dias de vida. A menina foi deixada no hospital pela mãe, que fugiu do local. “Tem criança que chega aqui ainda com o umbigo”, afirma Luiza Helena.
Sobre a ação da Cejai-CE em promover a tarde de comemoração, a diretora da entidade disse que a Comissão de Adoção internacional do Ceará é mais que um parceiro. “A instituição tem a rotina de nos ajudar. É muito importante essa amizade, essa preocupação. O reconhecimento e respeito do nosso trabalho, por parte da Cejai beneficia, sobretudo, as crianças”, reconhece.
A Cejai-CE, presidida pelo desembargador Francisco Sales Neto, tem o objetivo de, através de procedimento administrativo de habilitação à adoção internacional, fornecer ao pretendente estrangeiro a habilitação que o autorize a promover a adoção internacional no âmbito no Ceará.
O procedimento só é aprovado após análise criteriosa da vida do pretendente, com base nas certidões de idoneidade física e mental, bem como a situação financeira. Os dados compõem o estudo psicossocial realizado por pessoal credenciado junto à Autoridade Central Federal de Adoção Internacional, com atuação no país de origem.
Serviço:
Abrigo Tia Júlia ? rua Guilherme Perdigão, 305, Parangaba. Telefone: 3101.6125.