Conteúdo da Notícia

Casamento coletivo nesta sexta encerra comemoração de três anos do projeto Fábrica Escola

Casamento coletivo nesta sexta encerra comemoração de três anos do projeto Fábrica Escola

Ouvir: Casamento coletivo nesta sexta encerra comemoração de três anos do projeto Fábrica Escola

O projeto Fábrica Escola está realizando várias atividades para comemorar os três anos de funcionamento. Uma delas é o 2º Casamento Civil Coletivo que beneficiará cinco reeducandos. O evento acontecerá nesta sexta-feira (08/04), às 17h, na sede da instituição, localizada na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza.
A iniciativa será promovida em parceria com o Cartório Alencar Furtado (1º Ofício de Pacatuba). A cerimônia encerra a programação das atividades, que tiveram início nessa quarta, dia 6. A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, destacou a importância do casamento para os reeducandos. “O ato é muito significativo porque eles se sentem reconhecidos socialmente, com a autoestima e a dignidade fortalecidas. Além disso, é um sonho porque muitos não têm condições financeiras para casar”, explicou a magistrada, que é uma das idealizadoras do projeto.
Ao longo dos três anos, o Fábrica Escola já beneficiou 164 pessoas. A iniciativa se dedica a ressocializar e reintegrar à sociedade detentos dos regimes semiaberto e aberto, egressos do sistema prisional do Estado e seus familiares com humanismo, disciplina e trabalho.
Os reeducandos permanecem no projeto durante um período de seis a 18 meses, no qual cumprem carga horária média de oito horas por dia e expediente de um turno aos sábados e domingos. Eles recebem uma bolsa-salário (3/4 do salário mínimo), três refeições diárias, vale transporte, cesta básica, além de equipamentos para aprendizagem e produção de artigos.
A iniciativa é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições públicas e particulares.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA
Além do casamento coletivo às 17h, será realizado às 8h da manhã, um abraço à Fundação Deusmar Queirós /Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida, com a participação do Grupo Musical da Universal Estadual do Ceará (Uece), pronunciamento da direção da casa e o testemunho de um reeducando.
Ainda pela manhã, haverá a inauguração de um painel fotográfico- Memórias do Projeto Fábrica Escola, um coffee break para os convidados, além de uma oficina de Direitos Humanos com Eunice Maria Holanda Siebra, coordenadora da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza.
SERVIÇO
O Fábrica Escola tem sede na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza. No local, há uma loja com artesanato produzido pelos beneficiados. Outra loja funciona na avenida da Abolição, nº 2433.