Conteúdo da Notícia

Britto destaca contas à sociedade em posse de novos membros do CNJ

Ouvir: Britto destaca contas à sociedade em posse de novos membros do CNJ

03.08.2009
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ressaltou hoje (03) a importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão estratégico para traçar as políticas macro para o Poder Judiciário brasileiro e instou os novos integrantes do Conselho, que tomaram posse hoje (03), a seguir lutando na busca de Justiça para todos. “O CNJ trouxe a idéia de que todo servidor deve prestar contas ao público, especialmente quando o bem tutelado é a Justiça”.
Ao discursar na cerimônia de posse dos novos integrantes do CNJ, que ficarão nos cargos por dois anos, o presidente da OAB relembrou o tempo em que muitos criticaram a criação de um órgão encarregado do controle administrativo do Judiciário e enfatizou que o passar dos dias provou à sociedade que a mudança proposta na Emenda Constitucional 45 – que criou o CNJ – mostrou-se acertada.
“Muitos disseram que o CNJ faria uma verdadeira interferência nas decisões da justiça. No entanto, o tempo mostrou a todos nós que o CNJ é fundamental para a sociedade, que deseja uma justiça cada vez mais célere e inclusiva para o Brasil”, afirmou Britto a uma platéia formada por advogados, membros dos três Poderes e do Judiciário. A sessão de posse foi conduzida pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Tomaram posse como representantes indicados pelo Conselho Federal da OAB os advogados Jefferson Luis Kravchychyn, de Santa Catarina, e Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Ceará.
Pela OAB, participaram da cerimônia o vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, a secretária-geral da entidade, Cléa Carpi da Rocha, o secretário-adjunto do Conselho Federal, Alberto Zacharias Toron, e o diretor-tesoureiro da entidade, Ophir Cavalcante Junior. Também estiveram presentes os presidentes da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros, e da OAB de Santa Catarina, Paulo Roberto de Borba, além de diversos conselheiros federais da entidade.