Conteúdo da Notícia

Bananas de dinamite encontradas no IPPS

Ouvir: Bananas de dinamite encontradas no IPPS

26.08.2010 Polícia
Quatro bananas de dinamite e material de detonação foram encontrados ontem pela manhã perto de uma muralha do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga. O explosivo estava perto de uma muralha, à altura da guarita ?E?, em frente ao pavilhão 8 do presídio. No local, também foram descobertos material explosivo, um par de tênis, além de uma escada artesanal. No local havia um buraco.
O explosivo estava no pavilhão 8, que encontravam-se presos dois dos três detentos que fugiram do IPPS recentemente. Márcio Perdigão e Silveira. ?Recebemos denúncias logo pela manhã. Enviamos quatro agentes para averiguar?, contou o diretor adjunto do presídio, Karlúcio Macedo Dantas. ?Solicitamos, então, à Secretaria de Justiça, o envio de equipe da perícia para verificar o material encontrado?.
A equipe foi ao IPPS, examinou todo o material descoberto. Verificou-se que eram cerca de 390 gramas de material explosivo. Na área onde foi descoberta a perfuração no solo, os policiais registraram também que os fios de alta tensão tinham sido afastados.
Parte dos explosivos foi recolhida para ser submetida a mais exames pelos peritos. ?Também será investigado se essa descoberta de hoje (ontem) tem a ver com a fuga dos detentos, há cerca de uma semana?, disse o diretor adjunto da unidade. ?Já foi aberto inquérito para apurar a fuga dos detentos. A jurisdição do caso é Aquiraz. E também está sendo aberta uma sindicância. É provável até mesmo que sejam abertos outros inquéritos, para apurar o caso?. Hoje são 910 os presos no Instituto Penal Paulo Sarasate. Todos condenados pela Justiça. A maioria, responsáveis por crimes como assaltos, homicídios e tráfico de drogas.
Para o comandante do BP-Choque, coronel PM João Batista, os explosivos descobertos ontem não têm ligação com o material encontrado anteontem, também em Fortaleza. ?Os explosivos descobertos ontem eram mais antigos, foi como se uma pessoa tivesse jogado-os mesmo ali para escondê-los e estivesse disposta a pegá-los depois?, avaliou o coronel. ?Não existe uma conexidade entre os dois casos, inicialmente, mas tudo está sendo investigado?.
VARREDURA confirma fuga
Desde o último sábado, três detentos estão desaparecidos do IPPS. A última vistoria foi realizada na última segunda-feira , quando foi confirmada a fuga dos três: Francisco Fabiano da Silva Aquino (o Fabinho da Pavuna), condenado por assalto a banco, Marcos Teixeira Perdigão (que responde na Justiça por sequestro) e José Silvério.