Conteúdo da Notícia

Audiência pública na AL discutiu a virtualização da justiça

Ouvir: Audiência pública na AL discutiu a virtualização da justiça

17.03.11
A OAB-CE, a Caixa de Assistência dos Advogados e a Associação das Mulheres Advogadas (AMAECE) participaram de audiência pública sobre virtualização dos processos judiciais e criação de varas especializadas, nesta quarta-feira, 16, realizada no complexo de comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
A audiência faz parte dos eventos organizados pela Seccional cearense na Semana da Mulher Advogada. E teve o objetivo de discutir a virtualização pela qual passa o Poder Judiciário do Estado, a fim de acabar com o acumulo de processos a serem julgados, e debater também a importância da criação de varas especializadas. Na ocasião, representantes do Tribunal de Justiça do Ceará esclareceram os procedimentos de virtualização dos processos adotados pelo Tribunal.
O deputado estadual Sérgio Aguiar presidiu a sessão que contou com a presença do tesoureiro da OAB-CE, Christiano Alencar, da vice-presidente da CAACE, Katianne Wirna, da presidente da AMAECE, Fernanda Cláudia, da desembargadora Sérgia Miranda, da advogada Darlene Braga e do procurador geral adjunto do Estado, Paulo Hiram.
O tesoureiro da OAB-CE destacou o pioneirismo da entidade sendo a primeira Seccional a ter todos os processos administrativos tramitando eletronicamente. Christiano Alencar disse ainda que a virtualização processual é um marco e a saída para melhorar a prestação jurisdicional no Estado. ?É um caminho sem volta, mas necessário para o aprimoramento do serviço judiciário no Ceará?, destacou.
Katianne Wirna, vice-presidente da CAACE, ressaltou a importância da criação de varas especializadas ao pontuar que essa seria uma forma de se cumprir a função social da Justiça. A advogada Darlene Braga salientou que as varas seriam mais eficientes e menos lentas se fossem especializadas. Para exemplificar, Darlene evidenciou que muitos processos imobiliários tramitam nas varas cíveis, tornando a vara ainda mais morosa.