Conteúdo da Notícia

Produtos artesanais produzidos por jovens  abrigados estão expostos no Tribunal

Produtos artesanais produzidos por jovens abrigados estão expostos no Tribunal

Ouvir: Produtos artesanais produzidos por jovens abrigados estão expostos no Tribunal

O Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc) e o Centro de Semiliberdade Mártir Francisca iniciaram, nesta terça-feira (15/12), exposições de peças artesanais no hall do 1º andar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os produtos foram feitos por adolescentes com deficiências intelectuais ou que estão cumprindo medidas socioeducativas nas instituições.
Telas em pintura acrílica, decorações de natal feitas com garrafas PET, vidros, guirlandas e caixas para presentes estão entre os materiais expostos. Magistrados, servidores e terceirizados poderão conferir os trabalhos até esta quarta-feira (16/12).
A terapeuta ocupacional do Adoc, Shyrley Silva, destacou a importância de mostrar os produtos na Justiça estadual. “É importante porque estamos apresentando as habilidades daqueles que estão excluídos da sociedade. Por outro lado, os servidores poderão adquirir peças de qualidade a um preço muito acessível”. Ela informou que a instituição abriga atualmente 88 pessoas na faixa etária de 10 a 38 anos.
red2
Já o Centro de Semiliberdade acolhe 40 jovens de 12 a 21 anos. São autores de atos infracionais em cumprimento de medidas socioeducativas. Para despertar o talento deles, a instituição oferece oficina de textura. “Temos um professor que ensina desde o desenho até a finalização da pintura”, informou o coordenador de Disciplina da unidade, Eliano Gomes.
Segundo ele, existe limitação para mostrar as obras de arte porque não é fácil conseguir espaços adequados. “Temos dificuldade de encontrar espaços com visibilidade para divulgar esse trabalho, então é uma grande oportunidade expor aqui”, explicou o coordenador.
A iniciativa é da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem à frente a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes. As duas instituições são mantidas pelo Governo do Estado, mas também recebem doações.
PARA DOAR
Abrigo Desembargador Olívio Câmara – recebe doações de material reciclável, tintas etc. Endereço: Travessa Costa Rica, s/n, bairro Antônio Bezerra. Fone: 3235.5055.
Centro de Semiliberdade Mártir Francisca – recebe doações de tintas, roupas, sapatos etc. Endereço: Rua Euclides Onofre de Sousa, nº 1505, bairro Sapiranga. Fone: 3101.4635.