Conteúdo da Notícia

Apresentação artística e homenagens marcam Dia da Mulher no Fórum das Turmas Recursais

Apresentação artística e homenagens marcam Dia da Mulher no Fórum das Turmas Recursais

Ouvir: Apresentação artística e homenagens marcam Dia da Mulher no Fórum das Turmas Recursais

O Fórum das Turmas Recursais Professor Dollor Barreira realizou pela primeira vez, nesta quarta-feira (08/03), solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as mulheres receberam flores, chocolates e assistiram apresentação artística do grupo “Sexteto Irmãos Cruz”, formado por crianças.
O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, coordenador do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Judiciário estadual, falou sobre a importância de festejar a data. “Aqui nas Turmas Recursais nós temos um quadro funcional que prepondera a força feminina. Temos um quantitativo de servidoras muito maior que o de servidores. Além disso, essa data é significativa em razão da história de luta da mulher e também de um presente com muitos desafios”, destacou o magistrado.
A unidade judiciária conta atualmente com equipe de 64 colaboradores entre magistrados, servidores e terceirizados. Destes, 39 são mulheres, o que equivale ao percentual de 60,93%.
O desembargador lembrou que ainda existe discriminação. “Temos muitos exemplos de posturas machistas na sociedade e o operador do Direito deve ter a devida sensibilidade para tratar o gênero humano com dignidade, Justiça e o valor que é merecido. Então, para nós do Judiciário, é um dia em que somos chamados a uma reflexão maior sobre a necessidade de colocarmos a Justiça a serviço do bem, da igualdade, nunca esquecendo de prestigiar o mérito, o valor e a importância que a mulher tem em nosso convívio”.
Para a diretora das Turmas Recursais, juíza Ana Cristina Esmeraldo, comemorar a data é um motivo de muita alegria. “É um momento muito especial para o Fórum. Poder comemorar esse dia tão importante, não só para nós mulheres, mas para todos que fazem o Judiciário é, sem dúvida, satisfatório”, reconheceu a magistrada, que é a primeira mulher a dirigir o órgão.
A servidora Adelaide Fontes, que está na unidade desde que foi criada, em 2000, afirmou que tem orgulho de ser colaboradora do Tribunal. “Essa homenagem pra gente é muito importante. Temos muito orgulho desse Fórum. A festa foi linda. Valeu cada palavra, cada gesto e cada música. Sempre que a gente é valorizada, no trabalho ou em uma festividade, é um ponto positivo”, ressaltou.
O evento também contou com a presença dos juízes Eveline de Evelma Veras, Irandes Bastos Sales, Nelyane Ribeiro de Alencar, André Aguiar Magalhães, Evaldo Lopes Vieira, Geritsa Sampaio Fernandes, Eduardo Fontenele Batista, Flávio Luiz Peixoto Marques e Willer Sóstenes de Sousa e Silva.