Conteúdo da Notícia

Ademar Bezerra é o novo presidente do TRE

Ouvir: Ademar Bezerra é o novo presidente do TRE

28.01.2011 política
Ademar Bezerra entregando placa ao desembargador Luiz Gerardo Brígido, ex-presidente daquela Corte
NATINHO RODRIGUES
Ex-presidente, Gerardo Brígido, assume, hoje, a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE)
O desembargador Ademar Mendes Bezerra assumiu, na noite de ontem, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O desembargador, que era vice-presidente da Corte, recebeu o cargo do ex-presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que será empossado, hoje, na função de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
O evento, que durou cerca de uma hora, teve início pouco depois das 19h30, antes de começar a sessão do pleno de ontem. Na ocasião, Gerardo Brígido recebeu homenagens de presentes ao local, além de ter justificado a sua decisão de renunciar ao cargo de presidente da Corte.
Durante o evento, Gerardo Brígido, que havia assumido presidência do TRE em junho de 2009 e deveria exercer o cargo até junho deste ano, agradeceu o apoio de todos os funcionários, juízes, advogados e do Ministério Público, que recebeu enquanto esteve no Tribunal.
Em discurso, Gerardo Brígido ainda disse que o Tribunal de Justiça é a sua verdadeira casa de origem. O desembargador revelou que passou por “pressões” e “decepções” no TRE, mas adiantou que, na mesma medida, contou com “alegrias” e “lições”.
Antes de entregar o cargo ao novo presidente, Gerardo Brígido avisou que estava deixando a função, o que foi uma decisão irreversível, de consciência tranquila por acreditar que conseguiu cumprir os seus deveres.
O mesmo disse o presidente empossado, Ademar Bezerra. O desembargador fez um discurso referindo-se ao desempenho do ex-gestor à frente do TRE e, em seguida, entregou a Gerardo Brígido uma placa simbolizando o reconhecimento do Tribunal em função do trabalho realizado pelo ex-presidente da Corte.
O procurador eleitoral Alessander Sales também destacou a atuação de Gerardo Brígido e citou decisões do ex-presidente em situações como a anulação do concurso para o TRE e a divulgação de novo certame sobre o tema, além do empenho de Gerardo Brígido em prol da construção da nova sede do Tribunal, que está em andamento.
Recursos
O deputado federal José Arnon Bezerra (PTB) também esteve no evento de posse do novo presidente e recebeu homenagens dos dois desembargadores, Gerardo Brígido e Ademar Bezerra, por, segundo eles, ter se empenhado na alocação de recursos para a construção da nova sede do TRE.
Durante a sessão de ontem, o Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador eleitoral Alessander Sales aguardava o julgamento do processo de cassação do deputado federal André Figueiredo (PDT), referente às eleições de 2006, por captação ilícita de votos.
No entanto, como o juiz Cid Marconi Gurgel de Souza, que havia pedido vistas do processo no dia 25 não concluiu a sua análise, foi marcada uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira.
Vistas
Todavia, Cid Marconi, que tem até oito dias contando a partir do pedido de vistas para apresentar seu voto, adiantou que não promete concluir sua avaliação até o dia 31.
A intenção do procurador eleitoral Alessander Sales é de que o processo seja apreciado, até o dia 31, pois no entendimento do procurador, caso o processo não seja julgado até o fim deste mês, o diploma de André Figueiredo não mais existirá, porque a legislatura termina dia 31, e o processo “perderá o objeto”.