Conteúdo da Notícia

Acusado de matar Alanis é condenado  a 31 anos e oito meses de prisão

Acusado de matar Alanis é condenado a 31 anos e oito meses de prisão

Ouvir: Acusado de matar Alanis é condenado a 31 anos e oito meses de prisão

O réu Antônio Carlos dos Santos Xavier foi condenado a 31 anos e oito meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e dissimulação), estupro de vulnerável e ocultação de cadáver, cometidos contra Alanis Maria Laurindo, de cinco anos de idade, no dia 7 janeiro deste ano, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.
O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, durou, aproximadamente, sete horas e encerrou às 20h20 dessa quarta-feira (25/08). Os jurados reconheceram todos crimes e qualificadoras propostos pela acusação, representada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e pelo assistente de acusação, advogado Marcelo Sobral.
A defesa, patrocinada pelo defensor dativo João Irton Veloso Frota, sustentou a tese de semi-imputabilidade do réu, por ser este portador de suposto transtorno mental. A defesa pediu a substituição da pena por medida de segurança de internação em manicômio judiciário, o que foi rejeitado pela maioria dos jurados.
O crime
No dia 7 de janeiro deste ano, Alanis Maria Laurindo estava com os pais em uma igreja do bairro Conjunto Ceará, de onde foi levada por Antônio Carlos dos Santos Xavier. No dia seguinte, o corpo dela foi encontrado em um matagal no bairro Antônio Bezerra, com marcas de violência sexual, asfixia mecânica, traumatismo craniano, entre outras lesões. O crime chocou a sociedade cearense e teve repercussão nacional.