Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio duplamente qualificado será julgado novamente nesta sexta-feira

Ouvir: Acusado de homicídio duplamente qualificado será julgado novamente nesta sexta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (17/10), às 13h30, Edmar Pereira de Castro, acusado de assassinar Otávio Augusto Neves Leão. O réu responde ao processo por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e cometido com recurso que impossibilitou a defesa da vitima.
Edmar Pereira foi julgado em 30 de março de 2001, sendo absolvido pelos jurados. O Conselho de Sentença acatou a tese de negativa de autoria sustentada pela defesa à época e absolveu o acusado por maioria de votos. O Ministério Público apelou da decisão e a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará determinou novo julgamento. O crime aconteceu no dia 16 de novembro de 1991, por volta das 4h.
Consta no inquérito policial que a vítima estava na companhia de amigos em uma churrascaria, nas proximidades do Jóquei Clube, em Fortaleza, quando o acusado começou a “soltar piadas” para uma das amigas de Otávio Augusto. Depois de uma discussão, que só foi contida com a intervenção dos amigos da vítima, o réu saiu da churrascaria fazendo ameaças.
Ainda segundo os autos, Edmar Pereira de Castro ficou esperando algumas horas até que a vítima saísse da churrascaria. O réu atirou no peito de Otávio Augusto no momento em que ele entrava no carro. A morte foi imediata. Em depoimento, Edmar Pereira negou o crime, afirmando que nem conhecia a vítima e, no momento do homicídio, estava na companhia de seus familiares.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, e a defesa ficará a cargo do defensor público Gelson Azevedo Rosa. A acusação será patrocinada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão.