Conteúdo da Notícia

ACM faz balanço positivo da realização do VII Congresso Nacional das Pensionistas da Magistratura

Ouvir: ACM faz balanço positivo da realização do VII Congresso Nacional das Pensionistas da Magistratura

03.10.2010
Quinta-feira, dia 30 de setembro, foi o derradeiro dia do VII Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura que aconteceu em Fortaleza desde o dia 27 no Gran Marquise Hotel.
Um dos destaques da última manhã do encontro foi o palestrante Jeovah Meireles, Professor da Universidade Federal do Ceará e Doutor em Geografia, que esclareceu dúvidas sobre as questões ambientais com a palestra ?Mudanças Climáticas?.
Um dos pontos mais importantes destacados pelo professor é a mudança da mentalidade em relação ao consumo ?Tem que existir uma mudança de consumo de energia, de matéria-prima, de grandes áreas de monocultura.
Temos que falar de uma desaceleração do crescimento para que se possa se sustentar de forma mais agradável possível a nossa permanência no planeta?, afirma Jeovah Meireles.
O geógrafo ainda apontou o estudo realizado recentemente em que foram mostrados os grandes afetados pelas mudanças climáticas.
Segundo o levantamento do Mapa de Injustiça Ambiental, os países mais pobres e os grupos menos favorecidos economicamente serão os mais afetados com o aquecimento do planeta.
?O Mapa de Injustiça Ambiental retrata aqueles grupos sociais (índios, pescadores, marisqueiros, camponeses) que se detectou que as conseqüências dessa matriz acaba recaindo de forma desproporcional sobre eles.
Está se estruturando uma nova categoria chamada de racismo ambiental com negros, mais pobres, e, inclusive o nordestino que vai para São Paulo?, disse Meireles. Seguindo a programação, ocorreu a palestra ?Conquistando as emoções? do Dr. Gileno Campos (Mestre em Psicologia Clínica).
O tema leve agradou as congressistas que logo em seguida ouviram os discursos do presidente da ACM, Marcelo Roseno, da coordenadora dos pensionistas da ACM, Lirete Freitas Espínola, e da diretora do Departamento de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa.
Antes de fazer as considerações sobre o congresso, Eneida Barbosa leu a ?Carta Fortaleza? com a lista das reivindicações das pensionistas organizada durante esta edição do Congresso. A proposta mais aplaudida no auditório foi a do pagamento das pensões através do judiciário.
Eneida ainda destacou a importância da divulgação do conteúdo da carta nos informativos internos das associações locais e, principalmente, a entrega do documento aos presidentes das associações em cada estado e para os presidentes dos tribunais de justiça estaduais.
A diretora do Departamento de Pensionistas da AMB explica a importância das reivindicações sobre as pensões e aposentadorias que já estão em andamento no Poder Legislativo. ?A PEC 46 é importante não só para as pensionistas, mas também para os novos magistrados porque vai dar a integralidade para nova pensionista?, apontou Eneida Barbosa.
A pensionista do Rio Grande do Sul ainda destacou às ações junto à AMB ?Estamos reivindicando o direito de voto. Ontem (29/09) foi solicitado aos dois candidatos (do debate) e dos dois deram o maior apoio?, afirmou Eneida Barbosa.
Após os discursos de encerramento foram homenageadas duas delegações: a que trouxe o maior número de congressistas, Minas Gerais com 89 inscritas; e a que viajou a maior distância, a delegação do Rio Grande do Sul. Além disso, foram sorteados brindes dos apoiadores do evento entre as inscritas no Congresso.
O encerramento do evento foi selado com um almoço de confraternização no Marina Park Hotel. O encontro foi sediado na capital cearense no período de 27 a 30 de setembro e teve apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Associação Cearense dos Magistrados.
Fonte: ACM