Conteúdo da Notícia

Ação criminal será aberta contra policiais, diz secretário

Ouvir: Ação criminal será aberta contra policiais, diz secretário

Fortaleza Pág. 05 15.01.2010
Além da sindicância que apura o processo administrativo-disciplinar contra 13 policiais civis, uma ação criminal deverá ser aberta contra os acusados. A informação é do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, que determinou o afastamento dos servidores de suas funções em portarias publicadas no Diário Oficial do Estado na última segunda, 11. Os cinco delegados que estão na lista de retirados temporariamente de seus postos serão substituídos pelos adjuntos até a finalização da sindicância. “O processo criminal já deve estar aberto, mas ainda não chegou à secretaria“, informou Monteiro
Foram afastados preventivamente, além dos cinco delegados, cinco inspetores, dois escrivães e um perito criminal. Caso sejam confirmadas as denúncias, a punição administrativa pode chegar à exoneração dos cargos. Em relação aos processos criminais, os acusados deverão responder a partir das minúcias que envolvem cada caso e como eles serão enquadrados pela Justiça. Até a noite de ontem, os processos não foram localizados na Procuradoria Geral do Estado e nem no Poder Judiciário do Ceará, conforme informaram as assessorias de imprensa dos órgãos.
O secretário afirma não temer represálias, já que a lei exige um afastamento compulsório em caso de suspeitas como essas. “Caso eu não os afastasse, estaria cometendo o crime de prevaricação“, afirma. “Os outros delegados entendem que estou aplicando a lei“, acredita. O processo administrativo tem um prazo de 90 dias, prorrogável por mais 15, para ser concluído.
E-MAIS
> As acusações contra os delegados vão de uso de veículo particular da Polícia para benefício próprio ao crime extorsão. Incluem também extravio de material apreendido em operação policial e favorecimento ao jogo do bicho. No caso de Jaelan, o único que ainda não teve o afastamento formalizado por portaria, a decisão foi tomada a partir de denúncias, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, indicando que ele estaria fazendo uso indevido de viatura policial.
> O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, reconheceu a dificuldade no trabalho, já que o efetivo da Polícia Civil, já pequeno, sofrerá uma redução maior até o fim dos processos.
5
DELEGADOS AFASTADOS SÃO HÉLIO MARQUES, JAELAN ALVES , FRANCISCO ELCIMAR RABELO , ABELARDO CORRÊA LIMA E FRANCISCO CARLOS CRISÓSTOMO.
11
É O NÚMERO DE DELEGADOS AFASTADOS POR DETERMINAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, ROBERTO MONTEIRO.
5
Inspetores AFASTADOS: FÁBIO EVANGELISTA, JORGE LUIZ AMÂNCIO, JOSÉ ALEXANDRE RIBEIRO, OLAVO FERNANDES VIEIRA FILHO E VAGNER EVANGELISTA.
1
PERITO CRIMINAL ESTÁ ENTRE OS ACUSADOS. LUIZ COELHO COSTA É ACUSADO DE, NO DIA 6/7/2009, TER ENTREGUE UM LAUDO PARA UMA PESSOA E TER RECEBIDO EM TROCA R$800,00 EM ESPÉCIE.