Conteúdo da Notícia

2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza passa por inspeção judicial

2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza passa por inspeção judicial

Ouvir: 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza passa por inspeção judicial

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (30/10), inspeção na 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas da Comarca de Fortaleza, localizada no Fórum Clóvis Beviláqua. O corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, reuniu-se com o titular da unidade, Francisco Duarte Pinheiro, e com toda a equipe da Vara, para dar esclarecimentos sobre a fiscalização. As atividades não têm prazo para conclusão.
“O nosso objetivo é examinar a prestação jurisdicional da Vara. Se ela não corresponder à expectativa, nós procuramos orientar, aconselhar e observar as deficiências da unidade e o que falta para essa prestação ser desenvolvida a contento, além de adotar soluções pertinentes para resolver essa problemática”, explicou o corregedor.
O desembargador ressaltou ainda que a fiscalização se faz necessária, pois é importante estar atento se os magistrados estão cumprindo expediente normal nas comarcas e varas. “Se a Corregedoria verificar algum desvio de conduta do magistrado, o problema será levado ao Pleno do Tribunal de Justiça para que sejam adotas as medidas correspondentes”.
Darival Beserra acrescentou que em 2018 está prevista a visita do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha (corregedor nacional de Justiça) ao Estado do Ceará, e que por isso, são importantes esses trabalhos de fiscalização e orientação realizados pela Corregedoria. “Essas atividades contribuem para que, em termos jurisdicionais, nosso Estado esteja em perfeita ordem”, disse o corregedor.
Após a conclusão dos trabalhos, será apresentado ao Conselho Superior da Magistratura relatório circunstanciado instruído, em que constará o resumo de todo o trabalho desenvolvido e providências a serem adotadas
Também estiveram presentes o juiz Demetrio Saker Neto, titular da 6ª Vara Cível da Capital, representando o diretor do Fórum, José Ricardo Vidal Patrocínio, e os juízes auxiliares da Corregedoria que estão conduzindo as inspeções: Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, Henrique Lacerda de Vasconcelos e Flávio Vinícius Bastos Sousa.
A Corregedoria-Geral é um órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que tem competência para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população, bem como zelar pela regular conduta dos juízes e servidores.