Ações de Enfrentamento
TJCE inaugura nova Prateleira Maria da Penha em escola indígena no Município de
Caucaia

O TJCE, por meio do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Fortaleza, instalou uma Prateleira Maria da Penha na Escola Indígena da Ponte, em Caucaia, em parceria
com a Seduc. O projeto leva informações sobre a Lei Maria da Penha e incentiva o debate contínuo sobre violência contra a mulher, unindo educação e protagonismo
feminino. A iniciativa já alcança mais de 400 instituições no Estado e, nesta edição, também divulgou a campanha “CarnaPaz, agressão e assédio nunca mais”.
Exposição de pinturas do Projeto Arte para Transformar
![]() |
![]() |
Pinturas do Projeto “Arte para Transformar: Cada Traço, um Ato de Respeito às Mulheres” são expostas na SEDUC, OAB, Ministério Público, Procuradoria Especial da Mulher, Fórum Clóvis Beviláqua, Faculdade CDL, ESMEC, UECE e Patrulha Maria da Penha. Os trabalhos, elaborados por estudantes de escolas estaduais, tem como objetivo espalhar as mensagens de respeito à mulher e igualdade de gênero, transformando a arte dos alunos em uma ferramenta de conscientização e sensibilização social.
Judiciário cearense promove ação para resgatar autoestima de vítimas de violência doméstica

O 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza promoveu uma ação de resgate da autoestima como parte das atividades do Mês da Mulher. Mulheres que buscavam atendimento receberam serviços de manicure e maquiagem, realizados por profissionais que também são sobreviventes de violência doméstica, como Lucélia Monteiro Marques, assistida pela Casa da Mulher Brasileira.
Campanha de combate à violência contra a mulher no Ceará

“JOVENS UNIDOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”
O projeto foi idealizado pela professora da Secretária da Educação do Ceará (Seduc-CE), Raieliza Maia, que buscava levar aos alunos e alunas das escolas estaduais, o conhecimento de que violência contra a mulher é crime. Utilizando a técnica da grafitaria, produzida pelos estudantes, juntamente com palestras acerca da violência de gênero, os jovens são incentivados, em uma mistura de educação e arte, à reflexão sobre a temática. O projeto é fruto da parceria entre o 1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza e a Seduc-CE.
Dr. César Morel destaca a Campanha “Férias sem Violência” em entrevista ao vivo na Jovem Pan

O juiz Dr. César Morel participou ao vivo, apresentando a Campanha “Férias sem Violência”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMulher). Durante a entrevista, ele abordou também outras temáticas relacionadas ao enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, reforçando a importância da proteção, do acolhimento e da prevenção.
Mobilização no TJCE vai impulsionar processos e promover ações para conscientizar população sobre a violência contra mulher

Em agosto, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) intensifica ações no Agosto Lilás, com foco no combate à violência doméstica. As principais iniciativas incluem: Projeto “Conviver sem Medo”: Capacitação de síndicos e moradores de condomínios sobre como agir em casos de violência doméstica. Parceria com Sindiônibus: Fornecimento de passagens para mulheres em situação de vulnerabilidade participarem de audiências e programas de requalificação.
Expansão do Nucevid: O Núcleo de Combate à Violência Doméstica será ampliado para o Crato e Juazeiro do Norte, oferecendo apoio jurídico e social às vítimas. 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa (18-22/08): Força-tarefa para acelerar julgamentos de casos de violência contra a mulher. Visita à Casa da Mulher Brasileira: Ações para melhorar o atendimento às vítimas. Campanha “Férias sem Violência”: Continuação da distribuição de material informativo em pontos turísticos.
Exposição “Arte para Transformar”: Exposição de pinturas de estudantes sobre o respeito às mulheres, que passará por diversos locais em Fortaleza. Essas ações visam promover a cultura de paz e fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência no estado.
Comemoração do mês da mulher começam com evento sobre protagonismo feminino e equidade de gênero na Esmec.

A Esmec abriu as programações do Mês da Mulher com evento voltado à valorização da liderança feminina e ao combate à violência contra a mulher, destacando o protagonismo das magistradas e servidoras no TJCE. Autoridades como as desembargadoras Joriza Magalhães, Marlúcia Bezerra e Andrea Delfino reforçaram a importância de promover igualdade, desconstruir comportamentos machistas e criar ambientes organizacionais inclusivos. A programação incluiu palestra sobre protagonismo feminino, debates e a abertura da exposição “Tudo poderia ser um sonho”.
Exposição “Fala Mulher, Você Não Está Só”, na sede do Palácio da Justiça

Até a próxima quarta-feira (12/03), os painéis da mostra “Fala Mulher: você não está só” estarão expostos no hall de entrada da sede do TJCE, no bairro Cambeba. A exibição, que já passou por espaços como o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) e outros, traz dados estatísticos sobre as diversas formas de violência enfrentadas pelo público feminino e, com o intuito de ajudar a identificar situações de abuso, dá destaque a frases que, muitas vezes, são proferidas pelos agressores. A ação faz parte de uma iniciativa do TJCE, por meio do 1º Juizado da Mulher, em parceria com o RioMar Fortaleza.
TJCE recebe exposição que celebra o olhar da mulher em fotografias

Foi inaugurada a exposição “Olhar sobre o sensível”, que reúne trabalhos de mulheres fotógrafas. A mostra é resultado de parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza, que realiza exposições itinerantes, promovendo a descentralização da produção cultural e ampliando o acesso à arte.
Promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE, a exposição celebra o Mês da Mulher, valorizando e empoderando a produção artística feminina. A desembargadora Vanja Fontenele Pontes destacou a importância de exaltar e celebrar as conquistas das mulheres, contribuindo para a mudança cultural sobre o papel feminino na sociedade.
O curador da exposição e coordenador-geral de ação cultural do Museu da Fotografia, Tomás Maranhão, ressaltou que a mostra não apenas retrata mulheres, mas apresenta obras de fotógrafas que desenvolvem seus próprios processos criativos, oferecendo novas perspectivas sobre a posição das mulheres na sociedade.
TJCE realiza curso “Proteção na Medida: Enfrentamento à Violência Doméstica e Articulação da Rede de Proteção”

A Coordenadoria da Mulher do TJCE, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica da SGP, promoveu o curso virtual “Proteção na Medida: Enfrentamento à Violência Doméstica e Articulação da Rede de Proteção”, voltado a servidores da 6ª Zona Judiciária. Com 15 horas-aula, o treinamento aborda o uso da plataforma Proteção na Medida e o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, visando celeridade e efetividade na proteção das mulheres em situação de violência. O curso será ministrado por Aline Monteiro de Freitas Menezes e Diego Kedson, com certificação para participantes que cumprirem frequência e avaliação. A iniciativa integra o Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Roda de conversa acolhe vítimas de violência e dá início à programação do Agosto Lilás na Comarca de Tauá

O Agosto Lilás em Tauá começou com o lançamento do Grupo Aurora, um projeto focado no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A primeira roda de conversa do grupo, realizada em 05/08, reuniu mulheres, representantes da Justiça, da Secretaria das Mulheres e da Rede de Proteção à Mulher local. O evento ofereceu um espaço de escuta e acolhimento, onde relatos emocionantes de mulheres que compartilharam suas experiências ajudaram a fortalecer outras a romperem o ciclo de violência.
A programação inclui também mutirões de julgamento, capacitação da rede de proteção e outras atividades para fortalecer o combate à violência doméstica. A ação reflete o compromisso da 2ª Vara Criminal de Tauá com a celeridade processual e o acolhimento das vítimas, tornando a Justiça mais próxima e eficaz na reconstrução da vida das mulheres.
18/09/2024

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, apoiou a Empresa KW do Brasil na implantação do Programa “Por Elas” no estado do Ceará. O evento foi realizado no dia 18 de setembro de 2024, no espaço da Usina Siderúgica ArcellorMittal, no Pecém/ Ceará. A servidora Roberta Gadelha Vieira Braga e a estagiária de pós-graduação em psicologia Hanna Helena Gadelha S. Othon, integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJCE, ministraram a palestra abordando o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher e informando a rede de apoio presente em todo estado do Ceará.

