Conteúdo da Notícia

Universitários da Unifor visitam Tribunal de Justiça

Universitários da Unifor visitam Tribunal de Justiça

Ouvir: Universitários da Unifor visitam Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta segunda-feira (29/08), estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). O encontro permitiu que os alunos conhecessem o trabalho da Justiça e tirassem dúvidas sobre o funcionamento do Judiciário.
A visita faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos da Justiça estadual.
Os 36 jovens conheceram o Memorial do Poder Judiciário, a Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe e o auditório onde ocorrem as sessões do Pleno. Também assistiram ao primeiro julgamento realizado na sessão da 1ª Câmara Cível e o vídeo institucional sobre a história e a estrutura da Justiça.
Para Ademar Filho, aluno do 2º semestre, a iniciativa foi importante porque “tive a chance de tirar várias dúvidas que, na verdade, são bem comuns para muitas pessoas. Também achei muito legal poder conhecer de perto a estrutura do Tribunal”, relatou.
A professora Tainah Sales, que acompanhou o grupo, reforçou a importância do programa. “Para os alunos essa visita é muito importante porque eles tiveram a oportunidade de acompanhar sessões de julgamento que nem mesmo sabiam que eram abertas ao público. Serviu ainda para que vejam de perto o trabalho dos magistrados”, disse.
O “Justiça e Cidadania” faz parte de uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.
Desde que foi criado, em abril de 2007, a iniciativa já beneficiou mais de 19 mil estudantes entre palestras e visitas à sede do Tribunal. Interessados em participar devem ligar para a Assessoria de Cerimonial nos números (85) 3207.7044/7052.