Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça promoverá curso de extensão Cidadania Judiciária

Tribunal de Justiça promoverá curso de extensão Cidadania Judiciária

Ouvir: Tribunal de Justiça promoverá curso de extensão Cidadania Judiciária

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove, a partir desta segunda-feira (02/06), o curso de extensão Cidadania Judiciária, na modalidade de ensino a distância. A capacitação, destinada a todo cidadão que tenha interesse pelo tema, será oferecida em parceria com a Fundação Demócrito Rocha/Universidade Aberta do Nordeste e jornal O Povo.

Com carga horária de 120 h/a, o curso segue até o dia 18 de agosto deste ano. Ao todo, são 12 fascículos com 16 páginas cada, que serão encartados às segundas-feiras no O Povo. O primeiro tema é “Cidadania, Justiça e Participação”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fdr.com.br/cidadaniajudiciaria. Para informações estão disponibilizadas as linhas (85) 3255.6153/ 6155/6180/6221 e o fax (85) 3255.6271, no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O aluno contará também com linha gratuita (0800 280 2210) para atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento também pode ser feito pelos e-mails uane@fdr.com.br ou tutoria@fdr.com.br

Para informações estão disponibilizadas as linhas (85) 3255.6153/ 6155/6180/6221 e o fax (85) 3255.6271, no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O aluno contará também com linha gratuita (0800 280 2210) para atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento também pode ser feito pelos e-mails uane@fdr.com.br ou tutoria@fdr.com.br

As inscrições permanecerão abertas durante o período de circulação dos fascículos. Na semana seguinte do encarte no jornal, o fascículo estará disponível em formato eletrônico, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, podendo ser acessado gratuitamente e realizado download por todos os que estiverem matriculados, mediante login e senha.

Os objetivos específicos do curso são: qualificar entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e agentes públicos proporcionando a melhoria dos diálogos em sociedade; introduzir conceitos de multidisciplinaridade de cidadania, junto à sociedade como um todo; contribuir para a cultura da qualidade de vida através do exercício da cidadania; e recuperar, registrar e disponibilizar a memória histórica do Tribunal de Justiça do Estado à população cearense.

Todos os participantes terão direito ao certificado de extensão universitária, emitido pela Fundação Demócrito Rocha, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), após avaliação que será feita no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

FASCÍCULOS

Os temas do curso, com os respectivos autores, são:

1. Cidadania, Justiça e Participação – Rafael Barreto Sousa

2. A Justiça: Conceitos e Origens – Gretna Leite

3. Justiça, Economia e Instituições Políticas – Gustavo Feitosa

4. Justiça, Sociedade e Cultura – Joyceane Bezerra de Menezes

5. A História da Justiça no Brasil (1500 a 1889)- Gustavo Feitosa

6. A História da Justiça no Brasil (1889 aos dias atuais) – Daniela Passos

7. A Justiça no Ceará – Ernesto Pimentel Filho

8. Direitos Sociais, Justiça e Democracia – Nadja Bortolotti

9. Direitos Humanos X Exclusão Social – Anna Claudia Pardini Vazzoler

10. Movimentos Sociais, Justiça e Questão Agrária – João Martins

11. Movimentos Sociais Urbanos – Natália Castilho

A Justiça e a Cidadania no Século XXI: Novos Desafios e Expectativas – Gustavo Feitosa