Conteúdo da Notícia

Desembargador Mário Parente participa de reunião do CNJ sobre atuação do Poder Judiciário na Copa

Desembargador Mário Parente participa de reunião do CNJ sobre atuação do Poder Judiciário na Copa

Ouvir: Desembargador Mário Parente participa de reunião do CNJ sobre atuação do Poder Judiciário na Copa

O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, coordenador do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nessa quarta-feira (28/5), do Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Poder Judiciário para a Copa do Mundo 2014. Essa foi a última reunião de alinhamento antes dos jogos, que começam no próximo dia 12 de junho.

O encontro aconteceu no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Na ocasião, os coordenadores apresentaram ações e iniciativas para otimizar a prestação jurisdicional. O desembargador Mário Parente explicou como será o trabalho do TJCE nos dias de jogos. Além dos juizados do Torcedor e do Aeroporto, haverá plantões nas proximidades da Arena Castelão e também próximo ao evento Fifa Fan Fest, que ocorrerá no aterro da Praia de Iracema.

Os plantões judiciários funcionarão quatro horas antes e quatro horas depois dos jogos e ocorrerão no 6º, 11º, 12º e 19º Juizados Especiais. O cidadão poderá entrar com ação cível ou criminal, desde que o assunto esteja relacionado aos jogos. “O objetivo maior é possibilitar aos torcedores brasileiros e estrangeiros acesso mais favorável, rápido e eficaz aos serviços da Justiça”, declarou o magistrado.

No Fórum, os participantes também foram orientados sobre a liberação de credenciamento, por parte da Fifa, para representantes consulares de países que tenham seleções atuando na Copa. A medida permite que o representante consular esteja presente no Juizado do Torcedor, em casos envolvendo litígio com estrangeiros.

Na próxima quarta-feira (04/06), ocorre o credenciamento de todas as pessoas e todos os veículos que circularão dentro da Arena Castelão durante as partidas.

PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

A atuação começará em 5 de junho, uma semana antes do início do mundial. O plantão especial será encerrado em 18 de julho, uma semana depois do término da Copa. Os jurisdicionados vão contar com os serviços dos Juizados do Torcedor, do Aeroporto e Móvel. Além disso, haverá a descentralização do plantão cível e criminal.

O Juizado do Torcedor será instalado dentro do estádio durante os jogos e atuará na área criminal e na de infância e juventude. O Juizado do Aeroporto funcionará em sala especial no Aeroporto Pinto Martins, com intérprete e juiz plantonista.

Já a descentralização do plantão cível e criminal tem o objetivo de garantir atendimento não só no Fórum Clóvis Beviláqua, mas também em pontos estratégicos localizados próximos à Arena Castelão.