Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta Escritório de Processos a representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe

TJCE apresenta Escritório de Processos a representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe

Ouvir: TJCE apresenta Escritório de Processos a representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou a formalização do Escritório Corporativo de Processos ao Comitê Executivo (Coex), nesta sexta-feira (12/05). Na ocasião, integrantes do TJ de Sergipe também conheceram o modelo de funcionamento do projeto.
O coordenador do Coex, Luis Eduardo de Menezes, superintendente da Área Administrativa do TJCE, afirmou que o interesse do Tribunal sergipano surgiu a partir do conhecimento da iniciativa, que ocorreu no II Encontro Nacional de Boas Práticas, nos dias 19 e 20 de abril, em Salvador. Na ocasião, o gerente do setor de Otimização Organizacional da Seplag, Welkey Costa do Carmo, apresentou quatro ações, entre elas o Escritório de Processos.
De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Tribunal sergipano, Felipe Prudente, a instituição buscava projeto de mapeamento e automatização dos processos de trabalho em outras Cortes de Justiça. “Foi uma surpresa saber da existência dessa iniciativa no Ceará. A gente espera que essa relação possa se fortalecer e que essa e outras experiências possam ser compartilhadas.”
Para o gerente de Projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJSE, Charlton Almeida, é a primeira vez que ele vê um órgão público fazendo esse tipo de trabalho com grande dimensão. “Isso é feito com baixo custo. Torço que a ideia dê certo.”
O titular da Seplag do TJCE, Sérgio Mendes, disse que o sistema funcionará nos moldes do Escritório de Projetos, experiência de sucesso no âmbito do Judiciário para desenvolvimento de ações relacionadas ao Plano Estratégico. A unidade que cuida de processos terá a atuação da rede de analistas e permitirá a integração dos procedimentos entre todas as superintendências, secretarias, assessorias e demais departamentos do Tribunal.
A medida inclui capacitação, definição e manutenção de métodos e ferramentas, administração dos serviços e repositório dos processos. O modelo será submetido à apreciação da Presidência do TJCE.
A reunião desta sexta-feira contou também com a presença de Moisés Monte Costa (secretário de Administração e Infraestrutura), Denise Olsen (secretária de Tecnologia da Informação), Joaquim Neto Cisne (secretário de Finanças), Ângela Márcia Araújo (secretaria de Gestão de Pessoas), Carmen Inês Matos (chefe da Assessoria de Comunicação), Leonel Oliveira (auditor-chefe de Controle de Interno) e Wilton Bessa (secretário executivo do Fórum Clóvis Beviláqua), além de servidores da Seplag.