Conteúdo da Notícia

Servidores iniciam capacitação para elaborar planos setoriais

Ouvir: Servidores iniciam capacitação para elaborar planos setoriais

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta quinta-feira (19/10), a capacitação de servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para que sejam facilitadores na elaboração de planejamentos setoriais de suas áreas alinhados ao Plano Estratégico 2015-2020.
De acordo com o secretário de Planejamento, Sérgio de Oliveira Filho, a construção de plano setorial pelo próprio setor é mais efetiva porque gera engajamento e comprometimento. “É muito importante que o planejamento não seja uma mera formalidade e que ele realmente seja uma pactuação, que exista uma absorção dos princípios, das diretrizes, dos objetivos, das metas, uma aceitação daquilo pelas pessoas que estão construindo. O plano tem que ser participativo, tem que envolver o máximo de pessoas possível.”
Neste primeiro encontro, o grupo, formado pelos gestores e servidores da SGP e da Assistência Militar, aprendeu sobre as noções gerais de planejamento estratégico e como fazer o diagnóstico organizacional por meio da análise do ambiente externo e interno, conhecido como análise SWOT. Também foram informados sobre a agenda de compromissos da equipe, os papéis e responsabilidades de cada um enquanto facilitador.
O curso teórico e prático será realizado paralelamente à construção do planejamento setorial da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), previsto para ter início no dia 30 de outubro deste ano.
A capacitação foi ministrada pelos servidores da Seplag, Marcelo Maia, Camila Freitas e Roberta Jucá, e contou com a presença da secretária de Gestão de Pessoas, Ângela Márcia Araújo, e do chefe da Assistência Militar, tenente-coronel Clauber de Paula.