Conteúdo da Notícia

Projetos da Esmec são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Projetos da Esmec são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Ouvir: Projetos da Esmec são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista com o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O programa será exibido neste sábado (27/05), às 14h30, na TV O Povo, e às 18h30, na TV Assembleia, e segunda-feira (29/05), às 14h30, na TV Fortaleza.
O entrevistado fala sobre a conclusão de mais um Curso de Formação Inicial de Magistrados. Essa capacitação, que é obrigatória para o processo de vitaliciamento, foi a quinta promovida pela Esmec. Segundo o diretor, o Judiciário cearense conta com uma equipe de juízes formadores para ministrar o treinamento, que tem carga total de 521 horas/aula.
O desembargador ainda explica como se dá a escolha das palestras realizadas pela Escola, que atendem às demandas de magistrados, além da necessidade constante de aperfeiçoamento.
O mestrado profissional de Planejamento e Políticas Públicas, oferecido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é outra iniciativa de destaque. De acordo com Heráclito Vieira, a ideia da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará é ampliar a quantidade de cursos, especialmente os voltados para gestão, que também vão possibilitar melhor qualificação dos servidores.
O diretor destaca a importância da publicação semestral da Revista Themis, periódico científico da Esmec, e ressalta a necessidade de ampliar a divulgação das ações da Escola a partir da utilização de mídias digitais.
O programa traz reportagem sobre as ações promovidas pelo Judiciário cearense durante a Semana da Adoção, realizada de 19 a 26 de maio. Além de campanha de conscientização sobre o tema e divulgação do Programa de Apadrinhamento, houve entrega de certificados de padrinhos. Você também vai conferir o depoimento de uma família que optou pela adoção.
Tem ainda matéria sobre a inauguração da sala de depoimento especial, vinculada à 12ª Vara Criminal de Fortaleza, voltada para crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. A humanização da escuta dessas vítimas foi tema de palestra da psicóloga e perita do Ministério Público do Rio de Janeiro, Beatrice Marinho, outro destaque desta edição.
E como maio foi o mês dedicado às mães, o TJCE promoveu a campanha “Uma vez… madrinha”, que deu às servidoras e esposas ou companheiras de servidores das instituições que compõem o Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público) a chance de serem “madrinhas por um dia” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. A apresentadora do Judiciário em Evidência, Pamela Lemos, abraçou essa causa e conta como foi a experiência.
CANAIS
TV Assembleia – canal 31.1 digital e 30 analógico
TV O Povo – canal 48 aberto
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.