Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário orienta TRT sobre contratação de egressos do sistema prisional

Ouvir: Mutirão Carcerário orienta TRT sobre contratação de egressos do sistema prisional

O trabalho realizado pelo Mutirão Carcerário do Ceará de criar uma rede de ressocialização de detentos está rendendo bons frutos no Estado. Na manhã desta quinta-feira (22/10), uma comissão de gestores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, esteve reunida com a coordenação do Mutirão Carcerário para definir políticas de integração dos reeducandos que forem prestar serviço ao Poder Judiciário.
Segundo o diretor da divisão de Recursos Humanos do TRT, Marcelo Feitosa Campelo, há um compromisso da Presidência do órgão de contribuir com a reinserção dos detentos na sociedade, mediante a contratação de mão de obra. Com esse intuito, a Corte procurou a coordenação do Mutirão para tomar conhecimento das iniciativas que já existem neste sentido para que os egressos sejam recebidos da melhor maneira possível.
Representantes da coordenação do mutirão detalharam a legislação que prevê a contratação de apenados dos regimes aberto e semiaberto, além de citarem experiências positivas como a parceria realizada entre a Secretaria de Justiça do Estado e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que há 17 anos recebe egressos do sistema prisional. Também foi apresentado o novo sistema informatizado, através do qual todos os parceiros do mutirão terão acesso às informações socioeconômicas dos detentos.
Além disso, os gestores do TRT foram orientados sobre a necessidade da elaboração de um estudo sobre os procedimentos de contratação do Tribunal, tais como jornada de trabalho, proposta educativa e auxílios, para que haja a absorção dos egressos. Todas as sugestões serão encaminhadas pelos gestores à Presidência do TRT-7ª Região.