Conteúdo da Notícia

Ministro Fux é saudado pelo Plenário em sua primeira sessão

Ouvir: Ministro Fux é saudado pelo Plenário em sua primeira sessão

16.03.11
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Cezar Peluso saudou hoje (16) o ministro Luiz Fux em sua primeira participação na sessão plenária da Corte. O presidente ressaltou a satisfação de contar com a presença do ministro que ?vem não apenas e meramente completar a composição da Corte, mas enriquecer os julgamentos, com a sua experiência de veterano magistrado e jurista reconhecido?.
O decano do Tribunal, ministro Celso de Mello, expressou sua satisfação em compartilhar o exercício da jurisdição no STF com o novo ministro. ?A alta qualificação, a experiência e o talento de sua excelência representarão fatores que enriquecerão, sobremaneira, e iluminarão os caminhos da jurisprudência, notadamente da jurisprudência constitucional do Supremo Tribunal Federal, especialmente em face da complexa agenda que compõem hoje os temas delicados com que se vê envolvida essa Suprema Corte. Temas que dizem respeito a altos interesses de natureza institucional e que também se referem aos direitos fundamentais dos cidadãos desta República?, afirmou Celso de Mello .
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também homenageou o ministro Luiz Fux em nome do Ministério Público. ?Sua excelência integrou sempre com muito brilho os quadros do valoroso Ministério Público do Rio de Janeiro?, ressaltou Gurgel ao d as as boas-vindas a Fux. Falando em nome dos advogado s que militam na Suprema Corte, Alberto Pavie Ribeiro endossou, da tribuna, as homenagens ao ministro Fux.
Ao agradecer as saudações, o ministro Fux salientou a admiração que nutre pelos ministros do STF. ?A minha sensação é de efetivo desvanecimento de poder participar de uma Corte composta por juristas como são vossas excelências?. O ministro frisou que considera a admiração um dos maiores elementos do relacionamento humano e declarou que ainda como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acompanhava a atuação dos ministros do STF por meio das sessões transmitidas pela TV Justiça.
?É um prazer muito grande, é uma grande responsabilidade, e estou preparado para ela, participar de julgamentos com o ministro Cezar Peluso, ministro Celso de Mello, ministro Marco Aurélio, ministro Gilmar Mendes, ministra Ellen Gracie, ministro Joaquim Barbosa, ministro Ricardo Lewandowski, ministra Cármen Lúcia e ministro Dias Toffoli?. Ressaltou ainda ter vindo para ?colaborar e cooperar em prol da Justiça do nosso país?.
KK/CG