Conteúdo da Notícia

Jaguaruana está sem prefeito há seis dias

Ouvir: Jaguaruana está sem prefeito há seis dias

06.10.2009 Política Pág.: 19
Pedro Alves – Especial para O POVO pedroalves@opovo.com.br
O município de Jaguaruana, a 173 km de Fortaleza, está sem prefeito desde a semana passada. Desde que o prefeito eleito, Roberto Rocha (PMDB), conhecido como Bebeto, perdeu o mandato, na última quarta-feira, não há ninguém respondendo pelo Executivo municipal.
Como o vice-prefeito, Gilmário da Silva (PMDB), também foi cassado, quem deveria assumir o cargo interinamente era a presidente da Câmara, vereadora Liana Maria Rebouças (PPS), eleita na mesma aliança do prefeito. Até a noite de ontem, porém, ela não havia comparecido à Câmara para tomar posse como prefeita.
Quem determinou a posse de Liana na Prefeitura foi a juíza do Município, Maria Socorro Montezuma Bulcão, na mesma decisão judicial que cassou Roberto Rocha. O prefeito foi condenado, em primeira instância, por abuso de poder econômico. Ele teria distribuído camisetas durante a última campanha.
O advogado de Rocha, Vicente Aquino, informou que o recurso contra a decisão da juíza já foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Na ação, há um pedido de liminar para que o prefeito afastado reassuma o cargo até que o mérito da ação seja julgado pelo TRE.
“Ninguém quer”
Em entrevista ao O POVO, na noite de ontem, por telefone, o prefeito cassado confirmou que não há ninguém respondendo pelo Executivo. “Ninguém quer assumir a Prefeitura“, disse Rocha.
O prefeito afirmou não saber os motivos dessa falta de interesse que ele mesmo indicou existir. Após nova indagação sobre o assunto, a ligação com o prefeito foi interrompida. Nas tentativas seguintes de contato com o prefeito cassado, por telefone, as ligações foram direcionadas para a caixa de mensagens.
Em Jaguaruana, a ausência de um gestor municipal divide opiniões dos cidadãos. A dona-de-casa Maria Rosa, 59 anos, disse que nem está sentindo falta de um prefeito. Já o eletricista Francisco Célio, 60 anos, disse que achou “ótima“ a cassação do prefeito, mas considerou que a ausência de um gestor pode trazer prejuízos para a cidade.
Na noite de ontem, ninguém atendeu às ligações feitas para o telefone residencial de Liana Rebouças em Jaguaruana. Em Fortaleza, uma filha da vereadora, contatada pelo O POVO, disse que sua mãe retornaria as ligações, mas até o fechamento da matéria, não houve retorno. Segundo meios de comunicação do Município, a vereadora estaria alegando problemas de saúde para não assumir a Prefeitura.