Conteúdo da Notícia

Gilmar Mendes elogia atuação da AMB com foco na gestão

Ouvir: Gilmar Mendes elogia atuação da AMB com foco na gestão

1º.03.2010
O presidente do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes, elogiou a preocupação da AMB com a capacitação de magistrados com foco na gestão do Judiciário. O comentário surgiu durante a exposição das 15 propostas iniciais de metas de nivelamento do Judiciário para 2010, realizada durante o III Encontro Nacional do Judiciário, na última sexta-feira (26), em São Paulo (SP).
A meta que gerou o comentário foi a oitava mais votada pela Plenária do Encontro algumas horas mais tarde. Ela propõe a promoção de cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas, para 50% dos magistrados, priorizando o ensino à distância. Segundo Mendes, ?essa proposta é essencial para o aprimoramento da prestação jurisdicional e vai ao encontro do que já é objeto de preocupação de entidades como a AMB?.
Vale destacar que a capacitação dos magistrados em gestão é um dos pontos-chave da campanha Gestão Democrática do Judiciário, que foi lançada pela AMB em outubro de 2010. Cursos a distância oferecidos pela ENM e a Fundação Getúlio Vargas e o fortalecimento do já conhecido curso presencial de Gestão do Judiciário são alguns dos focos da campanha, que ainda irá propor ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação a inclusão ds disciplina Gestão do Judiciário na grade dos alunos de Direito.
Entidade reconhecida
Além do reconhecimento da sintonia entre suas prioridades e as necessidades atuais do Judiciário, a AMB e a importância do movimento associativo foram lembradas outras duas vezes. Na primeira, o ministro Gilmar Mendes elogiou o processo de integração pelo qual vem passando as ?ilhas do Judiciário?, destacando o diálogo constante com as entidades representativas da magistratura, como a AMB, como parte fundamental para atingir esse objetivo. ?Todos estamos engajados para a construção de um novo Judiciário, que hoje é um só corpo pulsante, dinâmico e entusiasmado?, disse o ministro.
O segundo destaque veio do ministro Gilson Dipp, corregedor- geral de Justiça, quando falava sobre sua satisfação com a mobilização e integração de todo o Judiciário para oferecer uma Justiça mais adequada às necessidades da sociedade. ?Hoje há um nível de diálogo antes impensável entre todas as instâncias da magistratura para atingir esse fim. Temos um canal aberto desde as Cortes até as entidades representativas da magistratura, como a AMB, o que pode ser evidenciado pela presença de todos neste evento e em outras iniciativas do CNJ, como as inspeções e as audiências públicas?, exemplificou.
Confira em breve mais informações sobre a participação da AMB no III Encontro Nacional do Judiciário e as principais resoluções do evento.