Conteúdo da Notícia

Varas do Fórum Clóvis Beviláqua que funcionam com o processo eletrônico cumprem meta do CNJ

Varas do Fórum Clóvis Beviláqua que funcionam com o processo eletrônico cumprem meta do CNJ

Ouvir: Varas do Fórum Clóvis Beviláqua que funcionam com o processo eletrônico cumprem meta do CNJ

Ao todo, 17 Varas do Fórum Clóvis Beviláqua, que funcionam totalmente com o processo eletrônico, cumpriram a Meta 1 de 2012, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As unidades julgaram quantidade superior a de ações que deram entrada no referido ano.

A informação é do Grupo Gestor da Virtualização de 1º Grau, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). As varas que alcançaram a meta foram a 1ª, 4ª, 6ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 13ª, 14ª e 18ª de Família, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª de Execuções Fiscais, além da 6ª e 8ª da Fazenda Pública. A 6ª Vara da Fazenda Pública e a 14ª Vara de Família obtiveram o êxito pelo segundo ano consecutivo.

De acordo com o juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, o resultado é decorrente da sintonia, dedicação e organização da equipe. “Julgamos os processos repetitivos em bloco, e a virtualização ajuda bastante a localizá-los”, explica.

O juiz Yuri Cavalcante Magalhães, titular da 14ª Vara de Família, também atribui o sucesso ao trabalho em grupo. Além disso, o magistrado ressalta a ênfase dada na resolução de conflitos por meio da conciliação, da mediação e dos julgamentos. “O foco tem sido trabalhar não só o aspecto jurídico, mas transmitir às partes a necessidade de sair do problema para a solução”.

Para o analista Judiciário do Grupo Gestor da Virtualização de 1º Grau, Leonardo Façanha, os resultados refletem que juízes e servidores estão atuando com mais desenvoltura com os processos eletrônicos. Ele lembra que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) dispõe de ferramentas que aceleram o andamento das ações.