Conteúdo da Notícia

TAM deve indenizar cliente impedido de viajar no Réveillon por falha no sistema da empresa

TAM deve indenizar cliente impedido de viajar no Réveillon por falha no sistema da empresa

Ouvir: TAM deve indenizar cliente impedido de viajar no Réveillon por falha no sistema da empresa

A 1ª Turma Recursal do Fórum Professor Dolor Barreira manteve decisão que condenou a TAM Linhas Aéreas S/A a pagar indenização de R$ 9.221,94 para o cliente A.S.B.M. Ele ficou impedido de viajar no Réveillon por conta de falha no sistema de controle da companhia aérea.

O consumidor afirmou nos autos que, em outubro de 2008, comprou duas passagens de Fortaleza para Boa Vista. O embarque estava previsto para o dia 31 de dezembro daquele ano.

No momento do check-in, foi informado que o trecho Brasília-Boa Vista, do bilhete dele, não constava no sistema da TAM. Ainda segundo A.S.B.M., a esposa teve que viajar sozinha e ele não pôde aproveitar as festas de fim de ano e as férias com a família.

Pelos constrangimentos, ingressou com ação de reparação de danos na Justiça. A TAM apresentou contestação fora do prazo e foi julgada à revelia. Em maio de 2011, o juiz Washington Luís Terceiro Vieira, titular do 11º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Fortaleza, condenou a companhia aérea a pagar R$ 8 mil, a título de reparação moral, e R$ 1.221,94 pelos danos materiais.

A empresa interpôs recurso (nº 032.2009.903.655-3) nas Turmas Recursais, alegando não ter havido a comprovação do dano moral. A 1ª Turma, nessa segunda-feira (03/09), manteve a decisão de 1ª Instância.

Segundo o relator, juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, “não há que se falar em prova do dano moral, mas, sim, na prova do fato que gerou a dor, sofrimento, sentimentos íntimos que os ensejam”. Ainda conforme o magistrado, “restou suficientemente caracterizada a ocorrência do dano moral, em face do nexo causal existente entre o ato ilícito praticado pelo agente [empresa] e os fatos narrados pelo autor [cliente]”.