Conteúdo da Notícia

Solucionado impasse sobre apresentação de réus presos nas audiências em Vara Criminal

Solucionado impasse sobre apresentação de réus presos nas audiências em Vara Criminal

Ouvir: Solucionado impasse sobre apresentação de réus presos nas audiências em Vara Criminal

Após receber ofício da 17ª Vara Criminal relatando que 15 audiências deixaram de ser realizadas nos meses de junho e julho deste ano porque as Casas de Privação Provisória não apresentaram os detentos, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, mandou equipe tecnicamente capacitada apurar o caso.

De acordo com o desembargador Gerardo Brígido, chegou-se à conclusão de que o impasse foi criado pela Vara porque não utilizou a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC) como devia, descumprindo convênio mantido entre o Tribunal e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e também não seguindo a Portaria nº 58/2013 da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

No documento foram estabelecidas regras conforme diretrizes do Conselho Nacional de Justiça sobre cumprimento de alvarás de soltura e sobre a movimentação de presos no sistema carcerário.

A portaria considera também a necessidade de se concentrar esforços para melhorar a eficiência, eficácia e segurança das informações intercambiadas entre órgãos públicos na área criminal. A CIAAC funciona no Fórum Clóvis Beviláqua e a coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade de servidor efetivo do TJCE.