Conteúdo da Notícia

Solenidade marca início das atividades  no novo Fórum de Boa Viagem

Solenidade marca início das atividades no novo Fórum de Boa Viagem

Ouvir: Solenidade marca início das atividades no novo Fórum de Boa Viagem

Juízes, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público do Ceará (MP/CE), advogados, políticos e autoridades religiosas participaram, nessa quarta-feira (19/11) da solenidade que marcou o início das atividades do novo Fórum da Comarca de Boa Viagem (a 222 km de Fortaleza). As novas instalações foram entregues no último dia 10, oferecendo espaços mais adequados para atendimento à população e funcionamento dos serviços judiciais.

O prédio recebeu o nome do desembargador falecido Júlio Carlos de Miranda Bezerra e abriga duas Varas, uma sala para Ministério Público, outra destinada à Defensoria Pública, uma reservada aos advogados, e um Salão do Júri com capacidade para 70 pessoas.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) investiu mais de R$ 2,4 milhões na obra, que tem 1.043,21m² de área construída e estacionamento para magistrados, servidores e jurisdicionados, com espaço reservado aos portadores de necessidades especiais. Para garantir a acessibilidade de todos que precisam da Justiça, conta ainda com rampas de acesso, piso podotátil e banheiro adaptado.

Também é todo climatizado, e tem janelas amplas, que possibilitam a entrada de iluminação natural. Além disso, possui sistema de detecção e alarme contra incêndio, portal detector de metais, e um salão do Júri com entrada exclusiva para réu preso, que fica em cela especial até ser chamado pelo juiz.

Para o diretor do Fórum, juiz José Valdecy Braga de Sousa, que responde pela 2ª Vara, o prédio é bastante funcional. “A estrutura oferece mais conforto para magistrados, servidores e demais usuários. Essa mudança vai propiciar maior rapidez e eficácia na prestação jurisdicional”.

O juiz Paulo Santiago de Andrade Silva e Castro, que responde pela 1ª Vara, destacou a acessibilidade do espaço. “Além da beleza arquitetônica, o prédio é acessível a todos que procuram a Justiça”.

Outro diferencial é a existência de salas reservadas para advogados, defensores públicos e promotores de Justiça. O advogado Ismael Pedrosa, presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Ceará (OAB/CE), se comprometeu a mobiliar o espaço cedido pelo Poder Judiciário. Ele destacou a importância da obra para a região e lembrou que o prédio antigo não era acessível a todos.

O promotor de Justiça Rubem Machado, que na ocasião representou o MP/CE e já atuou na Comarca, parabenizou o Tribunal de Justiça e ressaltou que o equipamento era muito almejado pela população.

Formaram a mesa durante a solenidade o prefeito de Boa Viagem, Fernando Antonio Vieira Assef; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adelmo Rodrigues Freitas; Tereza Cristina Vieira Terceiro, viúva do desembargador que dá nome ao Fórum; advogado Ismael Pedrosa; o pároco da cidade, padre Erineudo Ferreira de Souza; pastor Ezequiel Barroso; promotor de Justiça Rubem Machado; promotora de Justiça Alessandra Loreto e o major Assis Magalhães Neto, da Companhia de Polícia do município.

O Fórum Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra fica localizado na rua Raimundo Pereira Batista, s/n, no bairro Padre Paulo.