Conteúdo da Notícia

Soldados do Ronda são condenados

Ouvir: Soldados do Ronda são condenados

01.10.2010 polícia
O julgamento durou nove horas e terminou no começo da noite passada. Dois soldados foram considerados culpados. O major e outro soldado acabaram absolvidos pelo Conselho de Sentença
Dois policiais militares integrantes do Batalhão do Policiamento Comunitário/BpCom (Ronda do Quarteirão) foram condenados, ontem, pelo Conselho de Sentença da Vara Única da Auditoria Militar do Ceará. Foram acusados de crime contra um oficial superior.
O soldado PM Cristiano Silva de Castro acabou condenado a uma pena de cinco meses de detenção pelo crime de ´injúria real praticada contra superior e inobservância à lei, regulamento ou instrução´. Já o soldado Robson Randaw Damasceno pegou quatro meses de reclusão por ´injúria real´. Mesmo sentenciados, eles deverão cumprir a pena em regime semiaberto.
Inocente
Na mesma sessão, o Conselho de Sentença Militar absolveu o soldado José Bezerra de Sousa e o major PM Júlio César Passos Pereira. Os jurados (quatro oficiais superiores) entenderam que não havia provas para condená-los. No julgamento, os promotores da Justiça Militar, Joathan de Castro Machado e Sebastião Brasilino de Freitas Filho sugeriram a absolvição do major e do soldado José Bezerra, e sustentaram a acusação descrita na denúncia contra os outros dois policiais.
Som alto
O incidente entre os PMs aconteceu no dia 29 de agosto de 2008, no bairro do Pici. Os soldados do Ronda teriam prendido o major por este estar com seu carro com o som em alto volume, em um bar. O major alegou ter sido desacatado.