Conteúdo da Notícia

Servidores do Judiciário iniciam curso  para formação de brigadas de incêndio

Servidores do Judiciário iniciam curso para formação de brigadas de incêndio

Ouvir: Servidores do Judiciário iniciam curso para formação de brigadas de incêndio

Visando orientar servidores e prevenir incêndios nos prédios do Poder Judiciário cearense, a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nesta segunda-feira (25/02), o curso de formação de brigada de incêndio no Centro de Documentação e Informática (anexo ao Tribunal). O treinamento prossegue até a próxima sexta, 1º de março, das 8h às 12h, na Sala de Capacitação, do Palácio da Justiça, em Fortaleza.
Entre os participantes, cinco alunos são surdos, que trabalham como higienizadores e digitalizadores do Serviço de Arquivo, no Centro de Documentação. As aulas são traduzidas para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela intérprete Nara Gonçalves. O curso tem 20 horas/aula e traz a teoria e a prática sobre o assunto. Foram explicadas as formas de propagação de calor, a classificação dos métodos de extintor e a diferença entre incêndio e fogo. Os servidores ainda aprenderão sobre primeiros socorros e participarão de uma simulação de incêndio, em um campo de treinamento.
Para o 2º tenente Aguiar Silva, da 8ª Companhia de Bombeiros da Assistência Militar do Tribunal, a formação da equipe é indispensável para o cumprimento da lei estadual 13.556, que estabelece estrutura preventiva de incêndio nas edificações e áreas de risco no Estado.
O tenente lembrou de tragédias como a da Boate Kiss, em 2013, no Rio Grande do Sul; e do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, ocorrido no início de fevereiro deste ano. Para ele, a falta de conhecimento gera medo e isso faz com que as pessoas não saibam se comportar diante de uma situação de perigo.
“Ou elas vão dar uma de herói e ir pra cima do fogo ou vão sair de forma desordenada do prédio”, avalia o tenente, que afirmou ser a primeira vez, no Judiciário, que ministra esse curso para alunos surdos.
Antônio Edilson, estagiário do Serviço de Operação do Centro de Documentação do Tribunal, é um dos alunos da turma. O interesse em fazer parte da brigada de incêndio surgiu da “preocupação e da vontade de ter conhecimento na área para aplicar também em casa”.
BRIGADA DE INCÊNDIO
As brigadas de incêndio são formadas por grupos de colaboradores voluntários que recebem treinamento apropriado para atuar na prevenção de incêndios, no combate ao princípio de incêndio, no atendimento de emergência pré-hospitalares, no controle de pânico e na execução de plano de evacuação.
A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige brigadas em edificações e áreas de risco com tamanho superior a 750 metros quadrados ou com mais de dois pavimentos (exceto as edificações residenciais unifamiliares).
Em 2018 foram formadas, no Interior do Estado, as brigadas dos Fóruns de Russas, Iracema e Itapajé, bem como as das Turmas Recursais e da Creche do Poder Judiciário, ambas em Fortaleza. A ideia é que além do Centro de Documentação do Tribunal, os prédios da Corregedoria-Geral e do TJCE também tenham.