Conteúdo da Notícia

Servidores da Vara de Execução Penal começam treinamento para virtualização da Justiça

Ouvir: Servidores da Vara de Execução Penal começam treinamento para virtualização da Justiça

10-Mai-2010
Os servidores da Vara Única de Execução Penal e Corregedoria de Presídios (VEP) iniciaram, hoje, segunda-feira, 10, treinamento para utilizar o sistema que vai permitir a virtualização da Comarca de Fortaleza. A capacitação, que acontecerá no Fórum Clóvis Beviláqua, das 13 às 18 horas, se estenderá até o próximo dia 14 de maio. A unidade judiciária será a primeira a ter os processos digitalizados e os trâmites virtualizados.
Durante a capacitação, os servidores da VEP conhecerão todas as funcionalidades e ferramentas do sistema, como movimentações e informações processuais. Também será disponibilizado aos funcionários da unidade judiciária uma ferramenta de treinamento a distância.
?Esse módulo de educação a distancia ajudará na utilização do sistema. Dessa forma, enquanto o sistema de virtualização não é implementado, os funcionários poderão estudar e treinar o uso desses módulos?, explicou Gustavo Pereira, assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Para o juiz titular da VEP, Luiz Bessa Neto, a virtualização beneficiará os servidores da Vara e os detentos que cumprem pena no Estado. O magistrado ressalta que o sistema virtual agilizará procedimentos internos e organizará os processos por ordem de prioridade.
Atualmente tramitam na VEP cerca de 15 mil processos, que serão digitalizados na virtualização. O juiz Luiz Bessa Neto acredita, ainda, que a virtualização possibilitará uma economia de recursos e de espaço físico, além de maior transparência e segurança processual.
As próximas varas-piloto que receberão treinamento serão as nove Varas da Fazenda Pública e, em seguida, as seis Varas de Execuções Fiscais. Para as demais varas, haverá um cronograma, tanto de treinamento quanto de implantação, de forma que atenda à previsão de concretização do projeto na Comarca de Fortaleza no prazo de um ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJCE