Conteúdo da Notícia

Seis acusados de participação na Chacina da Messejana estão sendo interrogados no Fórum

Seis acusados de participação na Chacina da Messejana estão sendo interrogados no Fórum

Ouvir: Seis acusados de participação na Chacina da Messejana estão sendo interrogados no Fórum

O Colegiado de 1º Grau, no âmbito da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, está realizando, nesta sexta-feira (10/02), audiência para interrogar seis acusados do processo II referente à “Chacina da Messejana”. Os interrogatórios foram iniciados às 10h, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. Os réus são Fábio Oliveira dos Santos, Kelvin Kessel Bandeira de Paula, Samuel Araújo de Aquino, Daniel Fernandes da Silva, Gildácio Alves da Silva e Luís Fernando de Freitas Barroso.
No último dia 3, foram ouvidas 16 testemunhas de defesa dos processos II e III. Na próxima sexta-feira (17/02), haverá mais depoimentos de testemunhas de defesa do processo III. A expectativa é ouvir as 18 remanescentes desta ação. Também estão agendados, para os dias 3 e 17 de março próximos, os interrogatórios dos outros 12 acusados do processo II.
As três ações estão tramitando em paralelo porque, em dezembro último, o processo original foi dividido, a partir de decisões do Colegiado. Nelas, os juizes determinaram que parte dos réus migrassem para duas novas ações, com 18 acusados em cada, restando oito nos autos originais.
Com a cisão dos autos, não foi necessário ficar aguardando a oitiva de todos os depoentes para dar continuidade ao trâmite de cada processo separadamente. Assim, o processo I já teve encerrada sua fase de instrução no último dia 27, com os interrogatórios dos seus oito réus, ficando na etapa de alegações finais.
A Chacina se refere aos assassinatos ocorridos em novembro de 2015, no bairro Messejana, em Fortaleza. Ao todo, 11 pessoas foram mortas e sete vítimas de crimes distintos. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE) contra 45 policiais militares. Logo que o edital de formação do Colegiado foi publicado, a denúncia foi recebida em relação a 44 deles e em seguida decretada a prisão preventiva dos envolvidos.