Conteúdo da Notícia

Reunião no TJCE discute compartilhamento da videoconferência com a Justiça Federal

Reunião no TJCE discute compartilhamento da videoconferência com a Justiça Federal

Ouvir: Reunião no TJCE discute compartilhamento da videoconferência com a Justiça Federal

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (17/07), com o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz José Eduardo de Melo Vilar Filho. O objetivo foi tratar sobre a utilização do sistema de videoconferência em audiências criminais. O encontro ocorreu na sede do TJCE, no Cambeba.
Durante o encontro, discutiram a possibilidade de compartilhamento do sistema de videoconferência desenvolvido pelo Judiciário estadual. “Tudo está sendo bem analisado pelas áreas de Tecnologia da Informação das instituições, a fim de formatar instrumento para uso da ferramenta pela Justiça Federal”, destacou o presidente do TJCE.
“Apresentamos nosso projeto e eles ficaram muito interessados para propor parceria e compartilhar o sistema. Para o Tribunal é uma honra poder colaborar porque são assuntos de interesse da Justiça como um todo”, disse o presidente da Comissão de Informática do TJCE, desembargador José Tarcílio Souza da Silva.
O magistrado José Eduardo de Melo Vilar Filho explicou que a Justiça Federal já conta com videoconferência, mas conecta somente as varas federais, obrigando o deslocamento de presos para a unidade. “Com esse sistema [do Tribunal de Justiça] é possível que a audiência ocorra no próprio presídio e, como essa solução já está desenvolvida, estamos pleiteando termo de cooperação técnica entre as instituições para que possamos utilizar essa solução.”
Para o juiz Danilo Fontenelle Sampaio, titular da 11ª Vara Federal, que tem competência criminal, o convênio possibilita a ampliação do acesso à Justiça, promovendo mais agilidade na realização de audiências.
Também participaram do encontro a magistrada federal Niliane Meira Lima, vice-diretora do Foro, e representantes das áreas administrativas e de Tecnologia da Informação das duas instituições.