Conteúdo da Notícia

Preso se “disfarça” de colega e foge

Ouvir: Preso se “disfarça” de colega e foge

04.09.2010 Ceará
Nada de serrar grades, cavar buracos ou pular o muro do presídio. Francisco Antonio da Silva encontrou uma outra forma de fugir da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia. O detento aproveitou que um companheiro de cela ia ser solto e se passou por ele. Conseguiu enganar os agentes penitenciários, o diretor, e saiu pela porta da frente. Francisco responde pelo crime de roubo.
Segundo o diretor da CPPL, Marcius Borges, as investigações iniciais apontam que houve um acordo entre o fugitivo e um preso que havia recebido alvará de soltura, identificado como Ronaldo Ferreira de Sousa. Os dois teriam as mesmas características físicas e dividiam a cela. Na última quarta-feira, Ronaldo saiu da CPPL para uma audiência no Fórum Clóvis Beviláqua. Lá, foi informado que receberia o alvará no dia seguinte.
?Quando ele voltou para a CPPL, fez um acordo com o Francisco. Recebeu um pagamento para que o outro saísse no lugar dele?, explica o diretor. A versão, segundo ele, é baseada nos depoimentos dos outros detentos que estavam na mesma cela de Francisco e Ronaldo.
O fato é que, na tarde de quinta-feira, a CPPL liberou o preso errado. O engano só foi percebido ontem, quando a mãe de Ronaldo foi até o presídio. ?Ela chegou perguntando pelo filho, dizendo que ele não tinha chegado em casa. Foi aí que a gente descobriu?, conta Marcius.
Para conseguir fugir, Francisco precisou apenas decorar dados pessoais do colega de cela. E mentir. Na hora em que os agentes perguntaram quem era Ronaldo, Francisco se apresentou. Foi encaminhado até a sala da direção e, lá, respondeu seu nome completo, a filiação, a data de nascimento, o endereço, o processo a qual respondia. O diretor diz que também olhou a foto no sistema. Os dados e a imagem conferiam. ?Fui eu mesmo que olhei. Era muito parecido com o outro e respondeu tudo certo?, justifica Marcius.
E-Mais
FUGAS EM 2010
Este ano foram registradas pelo menos quatro fugas em presídios do Ceará. A primeira foi em fevereiro, quando sete detentos fugiram do IPPOO I, no Itaperi. Eles escalaram a muralha do presídio por meio de uma corda formada por lençóis.
No mesmo mês, sete presos fugiram da CPPL II, em Itaitinga. Houve tiroteio e os disparos atingiram um dos fugitivos, que morreu.
Em junho, cerca de 15 homens armados resgataram um detento da CPPL II, em Itaitinga. Doze outros presos aproveitaram o resgate para fugir também. A outra fuga foi no mês passado, quando três bandidos considerados perigosos pela Polícia escaparam do IPPS.
SAIBA MAIS
Na cela onde estavam Francisco e Ronaldo, havia seis detentos, segundo a CPPL de Caucaia. O local abriga presos provisórios, que aguardam decisão da Justiça.
O valor negociado entre Ronaldo e Francisco teria sido de R$ 1.500.
Ronaldo respondia ao crime de tentativa de furto. O processo na Justiça foi suspenso e ele conseguiu o alvará de soltura.