Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE lamenta morte do desembargador aposentado José Maria de Melo

Ouvir: Presidente do TJCE lamenta morte do desembargador aposentado José Maria de Melo

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, esteve no Palácio da Justiça neste sábado (26/12) para acompanhar o velório do desembargador aposentado José Maria de Melo. Ela lamentou a morte do amigo. “A magistratura cearense está de luto. Perdemos um grande magistrado e líder. Ele foi um excelente empreendedor e administrador. Um homem amigo de todos”, disse emocionada.
A desembargadora Iracema Vale havia visitado José Maria de Melo recentemente. Ele esteve internado no hospital por dois meses e faleceu nessa sexta-feira, dia 25 de dezembro, em decorrência de um câncer. Aos 79 anos, deixou três filhos e cinco netos.
Familiares, amigos, magistrados e servidores estiveram na sede do TJCE para prestar homenagem ao ex-presidente do Poder Judiciário. O velório ocorre até às 15h, quando haverá missa de corpo presente na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no 1º andar do Palácio da Justiça. O sepultamento será às 17h, no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitscheck, 4454, bairro Passaré).
Natural de Groaíras, na região Norte do Ceará, José Maria de Melo bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, na turma de 1961. Em 1969 graduou-se em Administração Pública, pela Escola de Administração do Ceará, e em Administração de Empresas, em 1972, na mesma instituição.
Como juiz de Direito, passou pelas comarcas de Farias Brito, Morada Nova, Granja, Tauá, até chegar a Fortaleza. Na qualidade de Juiz de 3ª Entrância, foi nomeado Corregedor Geral de Justiça e cumpriu um biênio (1968 a 1969).
Juiz de Direito da Capital (4ª entrância, hoje entrância especial), desde 27 de setembro de 1969, foi titular da 9ª Vara Criminal, 3ª Vara Cível, 2ª Vara de Família e Sucessões e Vara Única de Menores Abandonados e Infratores.
O magistrado também atuou como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza (Unifor).
Em 1985 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, pelo critério de merecimento, e passou a integrar a 1ª Câmara Cível.
Foi vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), de 1988 a 1989. Também foi presidente do TRE-CE, de 1989 a 1990. Exerceu a função de Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nos anos de 1993 e 1994. Foi ainda eleito vice-presidente do TJCE para o biênio 1995-96, quando também foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua.
Em 1997 assumiu a Presidência do TJCE, cargo que ocupou até 1998. Logo depois, em 1º de fevereiro de 1999, assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do Ceará.
Os Fóruns das Comarcas de Itapipoca, Groaíras, Aratuba, Farias Brito e Poranga, foram intitulados de “Fórum Desembargador José Maria de Melo”.