Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE abre os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

Presidente do TJCE abre os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Presidente do TJCE abre os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, abriu, na manhã desta segunda-feira (28/11), os trabalhos da VI Semana Nacional da Conciliação. ?Esperamos que o nosso Estado alcance o mesmo êxito dos anos anteriores?, disse o presidente, durante solenidade no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, coordenadora da Conciliação no âmbito do 2º Grau, explicou que o mérito da iniciativa está na mudança de paradigma da Justiça brasileira, ?antes voltada para o litígio, e que agora está direcionada para a conciliação, que une, ao passo que o litígio desagrega?. Outro aspecto positivo do trabalho, segundo a magistrada, é que a conciliação aproxima o cidadão da Justiça, evitando assim a judicialização dos conflitos.
O diretor do Fórum da Capital, juiz José Krentel Ferreira Filho, destacou que magistrados e servidores têm se empenhado, a cada ano, em ampliar e consolidar a cultura do acordo. ?A importância desse movimento é, principalmente, demonstrar que as pessoas podem buscar a solução dos seus problemas. A diminuição dos processos é um efeito secundário?.
Na ocasião, ele também ressaltou a iniciativa da 14ª Vara de Família, que vem permanentemente conscientizado as partes sobre a importância do consenso.
A Semana da Conciliação prossegue até o próximo dia 2. No Ceará, estão programadas 9.711 audiências. Desse total, 8.691 são de comarcas do Interior, 900 da Central de Conciliação e do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, no Fórum, além de 120 do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, no TJCE.
Também presentes à abertura os desembargadores Francisco José Martins Câmara, Sérgia Maria Mendonça Miranda; a coordenadora da Conciliação no 1º Grau na Capital, juíza Jane Ruth Maia de Queiroga; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, e a ouvidora da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, Marylene Barbosa Nobre, entre outros.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional pela banda de música da Polícia Militar do Ceará. O padre Carlos de Almeida, da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, localizada na Parangaba, abençoou a semana de atividades.