Conteúdo da Notícia

Ceará realiza quase duas mil audiências no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação

Ceará realiza quase duas mil audiências no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Ceará realiza quase duas mil audiências no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação

O Poder Judiciário cearense realizou 1.943 audiências no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação. Do total, 986 resultaram em acordos, o que representa 50,75% de êxito. Os dados, fornecidos pelo Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foram atualizados até as 18h20 desta segunda-feira (28/11).
Na Comarca de Fortaleza, ocorreram 406 audiências, das quais 140 terminaram em acordos. Um dos casos solucionados, no Fórum Clóvis Beviláqua, foi o da costureira K.M. e do auxiliar de galpão F.S.. O casal se separou há pouco mais de um ano e, desde então, discutia na Justiça o valor da pensão das filhas, de um e três anos de idade.
Na sessão, F.S., que tem outros dois filhos de relacionamento anterior e recebe um salário mínimo por mês, concordou em pagar R$ 120,00 mensais às crianças. ?O valor é pouco, mas já é uma ajuda. O bom foi ter resolvido logo?, afirmou K.M.
No Interior do Estado, a Vara Única da Comarca de Quiterianópolis lidera a estatística com 154 audiências realizadas e 117 acordos obtidos. Em segundo lugar, o Juizado Especial de Iguatu, que contabilizou 121 audiências e 87 acordos. Em terceiro, a Vara Única de Família e Sucessões da Comarca de Maracanaú, que registrou 68 audiências e 56 acordos. As Comarcas de Iracema e Pentecoste obtiveram 100% de acordos, sendo o número de conciliações 15 e 14, respectivamente.
Na última sexta-feira (25/11), estavam programadas inicialmente 9.711 audiências para acontecer nos cinco dias. Entretanto, esse número subiu para 16.340 audiências, tendo em vista que muitas comarcas do Interior enviaram, nesta segunda-feira (28/11), o quantitativo de audiências a serem realizadas. Segundo informações da Divisão de Sistemas e Métodos do TJCE, a estatística ainda pode aumentar.
Na Justiça de 2º Grau, a conciliação está sendo coordenada pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Na Capital, a responsável é a juíza Jane Ruth Maia de Queiroga e, no âmbito estadual, a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar. As audiências seguem até a próxima sexta-feira, 2 de dezembro.