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Preservação do meio ambiente é tema de campanha dos servidores do Fórum Clóvis Beviláqua

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“Por um mundo mais sustentável”. Essa é a temática da campanha desenvolvida pelos servidores da Secretaria Judiciária Única de Primeiro Grau de Jurisdição III de Fortaleza (Sejud III), localizada no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A iniciativa consiste em ações de incentivo à responsabilidade ambiental. Inicialmente, a unidade substituiu copos descartáveis usados para tomar café por canecas individuais, reduzindo drasticamente o uso destes: de 1800 em um mês para 400 em 20 dias. O próximo passo é trocar também os copos utilizados para beber água por garrafas.
“Nós somos uma representatividade de cerca de 25 servidores. Isso aqui propagando nas nossas famílias já é um início”, ressalta a diretora da Sejud III, Renata Sales de Castro. O resultado foi comemorado com uma premiação especial, nesta terça-feira (26/06), que elegeu a caneca mais “estilosa” por meio de votação da equipe. Foi concedido como prêmio um terrário, que é um recipiente onde é reproduzindo um minijardim.
A gestora conta que a iniciativa surgiu no dia último dia 6, logo após o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Ao requisitar material de consumo, a equipe percebeu não haver mais nenhum copo descartável dos 1.800 solicitados no mês anterior. A partir daí, pensou em práticas para diminuir o consumo. Foi estabelecida então uma meta de redução de 50% de copos durante o primeiro mês. Nos primeiros 20 dias (6 a 26 de junho), foram utilizados somente 400 copos, sinalizando que o consumo mensal será bem aquém do obtido do mês anterior.
CONCURSO DE CANECAS
Em seguida, veio o incentivo ao uso de canecas para substituir os copos, com a campanha para escolher a caneca mais “estilosa”. Fotos desses objetos foram compartilhadas na equipe, além de informações sobre responsabilidade socioambiental. Foram repassados, por exemplo, os riscos à saúde ao usar bebida quente em plástico, a resistência do plástico em se biodegradar, os custos elevados de reciclagem de copos descartáveis e o consequente desinteresse das empresas recicladoras neste tipo de material.
Para a vencedora do “concurso de canecas”, que se sobressaiu com sua “caneca alemã”, a analista Ana Sicília Ponte, a ação vai além de diminuir o desperdício e beneficiar a Natureza. “Isso contribui de uma forma muito positiva para o nosso trabalho. Parece uma brincadeira, mas tem a função também de nos socializar, nos aproximar e proporcionar um momento de alegria, relaxamento e entrosamento entre todos nós. Essa foi mais uma das campanhas que têm sido introduzidas pela gestão e aceitas de forma muito positiva pela equipe, que tem abraçado todas essas propostas e dinâmicas”, observa.
Fonte: FCB