Conteúdo da Notícia

Prefeito cassado retorna ao cargo em Jaguaruana

Ouvir: Prefeito cassado retorna ao cargo em Jaguaruana

07.10.2009 Politica pág.: 21
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
Após seis dias sem ninguém à frente da Prefeitura, a cidade de Jaguaruana (a 173 km de Fortaleza) volta a ter um chefe municipal. Afastado quarta-feira da semana passada por suspeita de “abuso do poder econômico“, o prefeito Roberto Rocha (PMDB) e seu vice, Gilmário da Silva (PMDB), foram reconduzidos ao cargo ontem.
A decisão se deu por uma liminar concedida pelo juiz Anastácio Matos de Sousa, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Apesar disso, somente hoje o prefeito volta ao gabinete. Isso porque, quando a liminar foi expedida, no início da tarde de ontem, o expediente na Prefeitura já havia se encerrado & às 13h.
Rocha é suspeito de ter distribuído, durante o período eleitoral de 2008, camisas na cor laranja, em alusão à sua campanha. Ele também é acusado de ter mandado pintar muros de prédios públicos com a mesma cor e realizado, irregularmente, show com o cantor Ricardo Chaves no município. Entretanto, o juiz acatou a ação cautelar registrada pelo advogado do prefeito e decidiu reconduzi-lo ao cargo até o processo ser julgado pelo TRE.
Agora, o Ministério Público quer saber por que a cidade ficou quase uma semana sem prefeito. Por decisão judicial, o Executivo deveria ter sido ocupado pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Liana Rebouças (PPS), que alegou “motivo de foro íntimo“ para não assumir.
O promotor eleitoral Sebastião Cordeiro disse que vai analisar as razões da vereadora e, caso seja identificado que houve omissão, ela poderá responder por improbidade administrativa.
O prefeito disse que chegou a telefonar para Liana, alegando que ela “fizesse o que achasse melhor pra ela“. Ele não soube explicar o porquê de ela não ter assumido, mas afirmou achar que “o pessoal tem medo de perder o cargo de vereador“.
>> O POVO ligou para a casa da vereadora, mas as ligações não foram atendidas. O número do celular de Liana foi solicitado ao prefeito, que não quis dar, alegando que ela “tem problemas de pressão“.