Conteúdo da Notícia

Por uma segurança eficaz – Artigo

Ouvir: Por uma segurança eficaz – Artigo

29.05.2010 opinião
Antonio Mourão Cavalcante
Acompanho, com obsequiosa curiosidade, as iniciativas na área de segurança pública. Não estou só. A imprensa anuncia que esta é a preocupação constante dos que moram nessa cidade. Chamam-me atenção as propostas desenvolvidas pelos governantes. Geralmente, ações gigantescas como sinônimas de eficazes. Revelam cifras exorbitantes na expectativa do êxito. Será que os resultados têm compensado o investimento? Era para gastar assim mesmo?
Como cidadão e contribuinte, gostaria de refletir sobre dois pontos que me chamam atenção e que poderiam ter uma ação mais enérgica do poder público.
Primeiro, os crimes, sobretudo os de maior gravidade, são praticados por pessoas que estão cumprindo pena, “fugiram“ da prisão ou, simplesmente, tiveram a prisão relaxada. Por que não existe um acompanhamento mais sistemático dessas pessoas? Por que o Poder Judiciário seria tão frouxo em relação a esses apenados? Ora, se grande parte dos crimes vem daí, por que não existe um programa social amplo, multiprofissional, de real reinserção na sociedade? Se não fazemos isso, iremos pagar muito caro. Exemplos se repetem diariamente.
Segundo, com insistência, a imprensa noticia que as armas dos delitos praticados & inclusive homicídios & foram alugadas. Existem pessoas fazendo esse tipo de “comércio“ em alguns bairros da cidade. Não daria para melhor investigar esse negócio? Seria difícil localizar esses pontos? Nesse mister a polícia investigativa adquire um papel relevante. Será que temos policiais específicos para esta área? Quantos? Onde? A comunidade é chamada a cooperar? Por que não agimos nesse setor?
São apenas dois tópicos. Mas, acredito que muito importantes. A polícia tem que agir de forma preventiva. Quando o delito é cometido, já está na casa do sem jeito… E, uma boa segurança faz-se com medidas dissuasivas.
Chega de enganação e propaganda. As estatísticas estão mostrando que isso serve para eleger, mas não constrói uma segurança eficaz.
Antonio Mourão Cavalcante escreve semanalmente neste espaço
ANTONIO MOURÃO CAVALCANTE
Médico, antropólogo e professor universitário