Conteúdo da Notícia

Ouvidorias do TJCE e TJRJ participam de capacitação sobre Escuta Ativa a partir desta terça-feira, 5 de julho

Ouvir: Ouvidorias do TJCE e TJRJ participam de capacitação sobre Escuta Ativa a partir desta terça-feira, 5 de julho

As Ouvidorias dos Tribunais de Justiça do Ceará e do Rio de Janeiro participam, a partir desta terça-feira (05/07), do curso “Escuta Ativa e Respeito: um Curso muito além da Inclusão”. A iniciativa é uma parceria entre os tribunais e a Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

“A capacitação, sempre necessária para agregar conhecimento aos servidores, vem coroar essa cooperação entre as Ouvidorias dos Tribunais do Rio e do Ceará, numa clara demonstração da importância deste órgão para os Tribunais, que visam, continuamente, à melhoria dos serviços prestados”, esclarece a ouvidora-geral do Judiciário cearense, desembargadora Tereze Neumann.

A juíza Juliana Kalichsztein, do TJRJ, também reiterou a importância do treinamento. “A Ouvidoria é um canal direto entre o cidadão e o Tribunal de Justiça e, por isso, os funcionários que atendem os cidadãos precisam ser bem treinados. Pensando nisso, e a partir de um contato da desembargadora Tereze Neumann, nós pensamos em uma capacitação voltada para esses servidores dos dois tribunais, que só vai beneficiar a população”, destaca a magistrada, que é ouvidora-geral do Tribunal fluminense.

A juíza explica que, desde que assumiu a Ouvidoria no Tribunal, em 2021, tem promovido capacitações no intuito de aprimorar o atendimento. “O atendimento para a população tem sido muito melhor, muito mais qualificado, chegando a 80% de satisfação”, avalia. Ressalta ainda que, “a partir desse, que é o projeto-piloto, sendo bem-sucedido, nós devemos expandir para as ouvidorias dos outros tribunais também.”

O curso segue nas próximas segundas-feiras do mês de julho, das 14h30 às 17h, por meio da plataforma Zoom. Além das ouvidoras, a capacitação tem a coordenação da diretora da ESAJ, doutora Lúcia Frota Pestana de Aguiar e, como instrutora, a professora Patricy Justino, coordenadora Estadual de Justiça Internacional, Memória e Verdade e Suplente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).

Agenda2030