Conteúdo da Notícia

Outro policial envolvido com quadrilha de iraniano é preso

Ouvir: Outro policial envolvido com quadrilha de iraniano é preso

21.04.11
Radar
Mais um policial militar foi preso pela Polícia Federal (PF) acusado de envolvimento com a quadrilha liderada pelo iraniano Farhad Marvizi, 46. A prisão faz parte da Operação Canal Vermelho, que investiga homicídios que teriam sido cometidos em Fortaleza a mando do estrangeiro.
O iraniano foi preso em agosto do ano passado, acusado de mandar matar 11 pessoas na Capital. De lá para cá, pelo menos oito policiais militares foram detidos pela PF sob a suspeita de integrarem a quadrilha.
O PM preso ontem foi identificado como Adriano Façanha de Sousa. A Polícia Federal não informou qual era a participação dele na quadrilha. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara do Júri.
Um outro policial preso é o sargento Jean Charles da Silva Libório, que está detido no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde também se encontra o iraniano. Segundo a PF, era o sargento quem organizava as execuções, contratando PMs e pistoleiros para assassinar as vítimas.
Ainda de acordo com a PF, alguns militares também eram contratados para fazer a segurança particular do iraniano, apontado como chefe de um esquema milionário de contrabando.
Entre as mortes apuradas pela PF estão a de um empresário do ramo de telefonia móvel, executado na rua Padre Valdevino, e de um casal morto dentro de sua casa, no bairro Conjunto Esperança. Conforme as investigações, teriam morrido quem entrou no caminho da quadrilha, quem era concorrente e os que sabiam demais.
Além do policial preso ontem, há um outro PM com mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara do Júri. Até a noite de ontem, o soldado José Carlos Araújo de Sousa não havia sido localizado. ?O fato foi comunicado ao Comando da Polícia Militar?, informa a nota enviada pela PF.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
O iraniano Farhad Marvizi é acusado de envolvimento com contrabando. Ele era proprietário de três lojas de eletroeletrônicos em shoppings da Capital. Está detido na Penitenciária Federal de Campo Grande.
Thadeu Braga
thadeu@opovo.com.br