Conteúdo da Notícia

Novas turmas do curso sobre Banco Nacional de Mandados de Prisão têm início no Fórum

Novas turmas do curso sobre Banco Nacional de Mandados de Prisão têm início no Fórum

Ouvir: Novas turmas do curso sobre Banco Nacional de Mandados de Prisão têm início no Fórum

O Centro de Treinamento Integrado do Fórum Clóvis Beviláqua deu início, nesta terça-feira (15/01), à capacitação de novas turmas para utilização do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta reúne mandados de Tribunais Estaduais e Federais de todo o País.

As aulas seguem até esta quarta-feira (16/01) nas salas de treinamento do Departamento de Informática do Fórum. São duas turmas pela manhã (uma no dia 15 e outra no dia 16, das 9h30 ao meio-dia) e outra à tarde (somente no dia 16, das 14h30 às 17h).

Foram ofertadas vagas a servidores das Varas Criminais, Delitos do Tráfico de Drogas, Justiça Militar, Execuções Criminais, Delitos do Trânsito, Júri e Execuções Fiscais da Comarca de Fortaleza. Em novembro de 2012, quatro turmas já haviam sido realizadas.

“Como é um sistema novo, vim para conhecê-lo. O fato de os mandados estarem em âmbito nacional vai ajudar muito no nosso trabalho”, disse a técnica judiciária da 3ª Vara de Execução Penal, Liliane Xavier. De acordo com o instrutor Leandro Silva, o treinamento é necessário para a utilização do novo módulo de mandados do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). “Há novo procedimento para gerar mandados de prisão e estabelecer essa integração com o BNMP”, explicou.

O instrutor se refere às rotinas que formam o conteúdo da capacitação. São abordadas tarefas como registro, emissão, expedição, alteração, consultas e envio de ordens de prisão. Todas elas podem ser conferidas em “Manuais do Usuário”, na intranet do Fórum. Baixando o “Manual Mandado de Prisão”, é possível também conferir a lei nº 1.2403/2011, que criou o BNPM, e a Resolução nº 137/2011, que regulamentou o sistema.

VANTAGENS DO BNMP

Desde a última sexta-feira (11/01), as varas de Fortaleza que atuam na área criminal alimentam, de forma eletrônica, o BNMP. O Banco centraliza e uniformiza os mandados de todo o País, o que confere mais rapidez, controle e segurança nas informações prestadas.

Entre as demais vantagens, estão a acessibilidade aos mandados (disponíveis 24 horas a qualquer interessado), o controle automático das datas de validade (quando expiram, os documentos tornam-se inacessíveis à consulta pública); a facilitação do cumprimento de diligências por parte de autoridades policiais e diretores de presídios, e o auxílio às atividades dos juízes.