Conteúdo da Notícia

Novas diretrizes do Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza são apresentadas durante reunião

Novas diretrizes do Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza são apresentadas durante reunião

Ouvir: Novas diretrizes do Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza são apresentadas durante reunião

As novas diretrizes e os novos integrantes do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza foram apresentados nessa quinta-feira (14/02), durante reunião no Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram do encontro os juízes Francisco Luciano Lima Rodrigues, diretor do Fórum, Joriza Magalhães Pinheiro, coordenadora do Grupo, e os magistrados designados para compor a força-tarefa a partir deste ano.

Segundo o diretor do Fórum, o Grupo deverá ter atuação estratégica, baseada em critérios técnicos objetivos, de modo a identificar e solucionar os principais “gargalos” no fluxo processual, visando efetivamente descongestionar as varas e ajudá-las a alcançar as metas de litigiosidade estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Joriza Pinheiro ressaltou que a equipe foi ampliada, passando de 19 para 39 juízes, o que, segundo a magistrada, demonstra a preocupação da administração do Judiciário cearense e da Diretoria do Fórum em dar maior eficiência à prestação jurisdicional.

“Não há dúvida de que a existência e manutenção de força-tarefa de juízes e servidores impactam positivamente na imagem da Justiça, pois sinalizam para o jurisdicionado que a questão da eficiência está sendo tratada por seus membros. Conclamo a todos que trabalhem com autodisciplina, entusiasmo e disposição para novos desafios”, disse.

A magistrada afirmou que o campo de atuação da equipe será o mais amplo possível, contemplando varas das diversas especialidades. Ela explicou que, até o final de março, serão colhidos dados de todas as unidades de Fortaleza e realizadas reuniões com os juízes titulares, juízes coordenadores, Ouvidoria do Fórum e Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, com o objetivo de traçar plano de ação que permita alinhar os esforços.

A coordenadora destaca que os bons resultados dependem do empenho conjunto de todo o Judiciário. “É óbvio que não somos responsáveis sozinhos por isso – a redução das taxas de congestionamento e o cumprimento das metas dependem do trabalho de todos os juízes e servidores nas suas varas. Mas com o grupo podemos diagnosticar as deficiências e contribuir tanto na elaboração de decisões e sentenças, como na realização de mutirões de conciliação no âmbito cível, mutirões de instrução no âmbito criminal, bem como nos diversos trabalhos de secretaria, através de servidores gratificados que ainda serão designados”.

INTEGRANTES

A equipe é formada pelos juízes Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, Antônia Dilce Rodrigues Feijão, Aristófanes Vieira Coutinho Júnior, Ana Cleyde Viana de Sousa, André Aguiar Magalhães, Adriana da Cruz Dantas, Adriana Aguiar Magalhães, Cândida Maria Torres de Melo Bezerra, Cristiano Rabelo Leitão, Carlos Rogério Facundo, Christianne Braga Magalhães Cabral, Eveline de Evelma Veras, Epitácio Quezado Cruz Júnior, Elisabeth Santos Vale Rodrigues, Flávio Luiz Peixoto Marques, Irandes Bastos Sales, Lucimeire Godeiro Costa, Maria Vera Lúcia de Sousa Saleri, Nádia Maria Frota Pereira, Pedro de Araújo Bezerra, Roberto Viana Diniz de Freitas, Wotton Ricardo Pinheiro da Silva, Zanilton Batista Medeiros, Ângela Maria Sobreira Dantas Tavares, Antônio Teixeira de Sousa, Ana Paula Feitosa Oliveira, Demétrio Saker Neto, Daniela Lima da Rocha, Eli Gonçalves Júnior, Edson Feitosa dos Santos Filho, Geritza Sampaio Fernandes Montezuma, Jovina D’Ávila Bordoni, José Ronald Cavalcante Soares, Lia Sammia de Sousa Moreira, Maria José de Sousa Rosado, Maria Martins Siriano, Neliane Ribeiro de Alencar, Natália Almino Gondim e Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio. Os magistrados foram designados pela Portaria nº 103/2013, da Diretoria do Fórum, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 7 de fevereiro de 2013.