Conteúdo da Notícia

Mutirão com ações de interdição realiza 283 perícias médicas em dois dias

Ouvir: Mutirão com ações de interdição realiza 283 perícias médicas em dois dias

A audiência marcada para a tarde desta quarta-feira (26/05) fez com que a comerciante D.F.S. comparecesse ao mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação?, que acontece até a próxima sexta-feira (28/05) no Fórum Clóvis Beviláqua. Ela, juntamente com a filha, T.S.R., de 19 anos, foram atendidas por um dos 24 médicos mobilizados para realizar perícias durante esta semana.
?O juiz conversou com a gente e o médico examinou minha filha. Estou muito satisfeita porque eu esperava por essa perícia médica há muito tempo. A partir de agora, vou poder tomar decisões práticas que dizem respeito à vida dela e que eu estava impedida de fazer?, conta D.F.S..
O processo dela foi um dos solucionados pelo mutirão de interdição, que, nos dois primeiros dias, registrou 283 perícias médicas nas 18 Varas de Família da Comarca de Fortaleza.
De acordo com o juiz José Krentel Ferreira Filho, titular da 15ª Vara de Família, a realização da perícia médica significa que o principal entrave para o fim do processo foi resolvido. ?Alguns laudos estão sendo dados imediatamente e algumas perícias estão sendo realizadas na casa dos que não podem vir até o Fórum. De qualquer forma, a perícia soluciona o caso porque determina se a pessoa é incapaz ou não?, explica.
Para o magistrado, o mutirão está sendo bastante satisfatório tendo em vista o grande comparecimento das partes. ?Posso dizer que 80% ou mais das partes intimadas compareceram até agora. É possível ver isso pelo movimento no Fórum e pelas audiências que estão se estendendo até sete, oito da noite?, acrescenta.
O mutirão
Criado pelo Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) em fevereiro deste ano, o mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação? termina na próxima sexta-feira (28/05). Esta, que é a terceira e última etapa, teve 1.080 audiências de interdição agendadas.
As duas primeiras etapas trataram de ações de investigação de paternidade, das Varas de Família, e de processos que envolviam multas de trânsito, que tramitam nas Varas de Execuções Fiscais, respectivamente.