Conteúdo da Notícia

Mulher corre risco de contrair HIV após acidente em hospital

Ouvir: Mulher corre risco de contrair HIV após acidente em hospital

01.03.2011 Fortaleza
Deveria ter sido só uma visita ao hospital para tratamento dos sintomas de uma virose, mas, no último dia 22, uma jovem foi ao Hospital São José (HSJ) e um acidente mudou essa história. Depois de receber atendimento, ela estava sendo medicada quando o paciente, que estava em uma cadeira vizinha a dela, caiu e a seringa com a qual ele recebia soro voou, atingindo a perna da mulher. A preocupação é com o fato de o homem ser portador do vírus HIV.
?Entramos em pânico. Vários médicos estavam presentes para tentar nos acalmar?, recorda-se a sogra da jovem. O HSJ é referência no tratamento de pacientes com doenças infecciosas, como aids, no Ceará. A reclamação da família da jovem é com o fato de todos os pacientes receberem atendimento no mesmo ambiente. ?Cada caso é um caso. Tinham que estar cada um no seu lugar, ficar isolado da pessoa com doenças contagiosas?, afirma a sogra. Ela classifica a situação como ?uma irresponsabilidade?.
Segundo a mulher, a emergência da unidade não estava cheia na hora do ocorrido. ?Disseram que não foi um caso específico. Já tiveram outros casos e não será a última vez?, diz. A família quer alertar sobre o ocorrido. ?Meu filho está revoltado. Estamos entrando na Justiça, o sindicato do Hospital está se comunicando com a gente, estamos contatando a ouvidoria. Não vai ficar assim?, afirma. A jovem recebeu medicação e deve ficar em tratamento contra o vírus HIV pelos próximos seis meses. Ainda não se sabe se ela foi infectada, de acordo com os médicos.
Fato inusitado
Para o diretor do HSJ, o médico Anastácio Queiroz, o fato foi um ?acidente inusitadíssimo?. ?Foram muitas coincidências. Infelizmente era um paciente com bastante sobrepeso, a cadeira não resistiu e ele caiu. É uma raridade uma seringa sair da veia e pegar em pessoa distante. Ela ainda estava com grande parte da coxa descoberta. Infelizmente aconteceu?.
Segundo o diretor, não há tratamento diferenciado na unidade para portadores de doenças infecciosas. Separação só há se o contágio acontecer pelo ar. O médico diz que acidentes envolvendo pacientes com HIV e médicos já aconteceram no HSJ. Nenhum com tantas ?coincidências?. Nunca houve contaminação. Anastácio afirma que a jovem recebeu toda a medicação e pode não ter sido infectada.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O HIV é encontrado em líquidos e secreções do corpo como o sangue. Por isso, qualquer prática que cause o contato destes fluídos com as mucosas e a corrente sanguínea de outra pessoa pode ocasionar a transmissão.
SAIBA MAIS
O vírus HIV, causador da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. Por isso as formas de transmissão da doença são diversas:
1. Sexo sem camisinha.
2. Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
3. Compartilhamento de seringa ou agulha contaminada.
4. Transfusão de sangue contaminado com o vírus.
5. Uso de instrumentos que furam ou cortam e não estão esterilizados.
O Hospital São José atende a mais de 100 pacientes portadores do HIV diariamente. O diretor, Anastácio Queiroz, diz que o paciente de cujo braço caiu a seringa, não estava internado.
A sogra da moça que pode ter sido infectada diz que o rapaz ficou ?arrasado? ao perceber o ocorrido. ?Ele ficou pedindo perdão dizendo que não era culpado?, conta.
O coquetel do dia seguinte é o conjunto de medicamentos usado por pessoas com exposição acidental ao vírus, como profissionais da saúde. Quanto antes o tratamento começar, maiores as chances de não haver contágio, segundo Anastácio Queiroz.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br